31 de mai. de 2014

Yareta, a planta de 3.000 anos de idade

  • Ela se adaptou tão bem ao seu clima que pode viver centenas de anos

Estas rochas sobre as terras altas dos Andes parecem que estão cobertas de musgo. Na verdade, este é um tipo de planta conhecido como Yareta e vive em colônias que podem durar milhares de anos.

Yareta (Azorella compacta), também conhecida como 'llareta', em espanhol, é uma planta que pertence à família Apiaceae. Ela cresce nos campos frios de Puna, nos Andes, no Peru, Bolívia, norte do Chile e oeste da Argentina em altitudes de 2300 a 4500 metros, onde o vento sopra sem cessar e o frio quebra até mesmo granito. Para sobreviver às condições extremas, Yareta cresce em 'embalagens', de modo que suas densas hastes podem suportar o peso de um ser humano. A planta se mantém próxima do solo, a fim de manter o máximo de calor possível. Isso também ajuda a resistir ao poderoso vento das grandes altitudes, que rasgam as raízes de qualquer planta. Para impedir a perda de umidade por evaporação, a Yareta possui folhas cobertas com cera.

30 de mai. de 2014

Conheça a Hiperdontia

  • Essa foto é real? Você conhece essa doença?

Tudo indica que pode ser real, pois a doença existe, só não sei se fica dessa maneira, mas vamos conhecer a Hiperdontia.

Hiperdontia é quando uma pessoa desenvolve mais de 20 dentes decíduos ou mais de 32 dentes permanentes, elas têm hiperdontia bucal, ou seja, ela tem um excesso de número de dentes. Tais dentes são chamados de supranumerários.

Dentes além do normal podem surgir em qualquer parte do arco dental. No entanto, os mais comuns são os incisivos permanentes e os quarto molares. 

A hiperdontia não é uma condição tão rara, cerca de 4% da população possui pelo menos um dente supranumerário, em muitas regiões são chamados de “dentes encavalados”, por nascerem muito juntos aos permanentes por falta de espaço. Mas os grandes números são raros. Já existem relatos de pessoas com mais de 30 dentes excedentes, que muitas vezes está associada a condições como lábio leporino (fissura labial). Acredita-se que a hiperdontia possa acontecer através de um componente genético consistindo de uma caraterística autossômica dominante. 

27 de mai. de 2014

20 Animais espetaculares e transparentes

Criaturas errantes que parecem fantasmas são abundantes no planeta. Não estamos falando de aparições de mortos, mas sim de animais transparentes – criaturas com peles que lembram vidro e que podem ser encontradas escondidas em diversos ecossistemas ao redor do globo.

Confira uma lista com alguns desses bichos fascinantes:

01 - Camarão-fantasma

As conchas semitranslúcidas desses crustáceos minúsculos os deixam quase tão transparentes quanto os aquários de vidro em que eles normalmente vivem. Na natureza, diferentes espécies podem ser encontradas em rios e lagos de todo o mundo. O animal é tão claro que só adquire cor depois de comer alguma refeição colorida, que geralmente é à base de plantas e, portanto, verde.

26 de mai. de 2014

Estas formigas semi-transparentes são o que comem

  • Gotas de corante alimentar e uma espécie exótica de formiga indiana juntaram-se para um impressionante conjunto de fotografias.

Há pouco tempo atrás, o Dr. Mohamed Babu, de Mysore, no sul da Índia, notou algo estranho nas formigas correndo pelo chão de sua cozinha.

Depois de beberem um pouco de leite derramado, os seus abdômens ficaram brancos. Percebendo que os corpos dos insetos eram transparentes, ele teve a ideia de fazer um conjunto impressionante de fotografias, disse Babu ao Daily Mail.

A mistura de diferentes variedades de corantes alimentares, juntamente com açúcar, água e uma base de cera, permitiu a criação das pequenas gotículas de líquido. Ele as colocou numa folha de plástico branco do lado de fora do seu jardim e deixou as formigas fazer o resto.

"Uma vez que o abdómen das formigas é semi-transparente, as formigas adquiriram as cores enquanto saboreavam o líquido", disse ele. Esforçando-se para obter as melhores fotos possíveis, Babu deparou-se com um problema inesperado: muitas formigas.

A experiência improvisada também permitiu a Babu aprender sobre as preferências de cor das formigas. "Curiosamente, as formigas preferiram cores amarelo e verde", disse ele.

25 de mai. de 2014

“Tarifa Avatar”: taxistas russos estão pintando maus pagadores de azul

Os motoristas de táxi da cidade russa de Níjni Novgorod tomaram para si a tarefa de punir o mau comportamento de alguns clientes. Eles simplesmente pintam de azul todos os passageiros que se queixam da tarifa de táxi e se recusam a pagar. A idéia é fazer com que os clientes se sintam ridicularizados como personagens de Avatar.

Os taxistas de toda Níjni Novgorod vêm lutando há algum tempo com este problema de clientes que não querem pagar a corrida:

- "Nós levamos estes sem-vergonhas várias vezes para a delegacia, mas uma... duas horas depois eles são liberados", disse um motorista. Assim, eles decidiram distribuir alguma punição por eles mesmos. Forçam os clientes a, em alguns casos a tirar a roupa, se pintarem com tinta azul e depois os soltam na rua.

Veja vídeos:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails