22 de mai. de 2015

A vida na “Veneza dos pobres”

  • Um bairro nigeriano chamado Makoko que é um esgoto ambulante

Lamentavelmente seguem existindo lugares onde as palavras "precariedade" e "sobrevivência" adquirem uma conotação bem mais acentuada que o normal. Este é o caso da favela de Makoko, localizada em uma lagoa à beira do Oceano Atlântico, a poucos passos dos modernos edifícios de Lagos. 

Conhecida como Veneza da África, ainda que possa soar bonito, se trata de um dos subúrbios mais decadentes de toda a Nigéria, cujos residentes vivem na pobreza extrema e em condições que roçam a imundície.

Makoko é um assentamento urbano de um quilômetro quadrado construído de forma ilegal, cujas moradias estão completamente rodeadas de águas imundas não aptas para a pesca. Sua população é composta principalmente por trabalhadores imigrantes de todas as partes da África Ocidental.

Há aproximadamente 100 anos, Makoko era um tranquilo povoado pesqueiro construído por pescadores provenientes de Benin e Togo, que se assentaram ali para ganhar a vida, ainda que já pouco resta daquele tranquilo e saudável lugar:

20 de mai. de 2015

Avanço: Cuba surpreende ao desenvolver uma vacina contra o câncer de pulmão

  • Cuba possui um sistema de saúde considerado, por muito, um dos melhores do planeta.

Apesar dos poucos recursos de um país comunista, uma grande descoberta com tecnologia biomédica está atraindo olhares de especialistas de vários países.

Os pesquisadores cubanos afirmaram que já conseguiram desenvolver uma vacina contra o câncer de pulmão e que ela já está disponível, gratuitamente, para todos os cubanos.

A vacina é considerada algo importante, especialmente em um país que, por ter fama em produzir os melhores charutos, os índices de câncer de pulmão são altíssimos. Estima-se que na ilha, 1 a cada 4 pessoas morrem da doença.

A vacina em questão não funciona contra infecções virais – ela é administrada para pacientes que já desenvolveram o câncer.

O produto, chamado cimavax, provou conseguir prolongar a vida dos doentes com câncer de pulmão – onde, geralmente, os pacientes morrem rapidamente devido à agressividade.

19 de mai. de 2015

25 casinhas diminutas que tiram o máximo proveito de pouco espaço

As casas pequenas e eficientes, seja na cidade, no campo ou inclusive na estrada estão se tornando cada vez mais e mais populares. As inovações em desenho de interiores ajudam a que cada vez mais as pessoas se deem conta de que, com frequência, menos pode ser mais. 

Em busca de uma escola com determinado curso ou na trilha de um (melhor) emprego, as pessoas estão se deslocando para as grandes cidades. E para abrigar toda esta gente o desenho de interiores diminutos foi-se tornando mais eficiente por necessidade.

No entanto, muitas destas inovações inspiradoras e engenhosas foram usadas para criar casas pequenas e cômodas fora deste ambiente também. Os ecologistas ficam encantados por sua eficiência (baixo custo de energia). Os mais filosóficos e espirituais podem apreciar pela forma em que nos convidam a esquecer de tudo, excepto de nossas posses mundanas mais necessárias. E os aventureiros cheios de wanderlust descobrem nelas uma forma de extravasar seus desejos, já que em alguns casos, estas casinhas podem ser transladadas sobre rodas por todo um país se for necessário!

18 de mai. de 2015

Cada recém-nascido na Finlândia dorme em uma caixa de papelão

  • E isso tudo pela razão mais simples e brilhante

E se cada bebê que chegasse a este mundo recebesse a mesma caixa para começar sua jornada na vida? Hoje em dia você vê todos esses altos preços ridículos das lojas de recém nascidos, berços que custam o olho da cara e roupinhas que servem apenas como símbolo de status. 

No outro extremo do espectro, vemos mães que mal podem se dar ao luxo de comprar fraldas de pano ou os itens básicos necessários para ques os pequenos venham ao mundo com um pouco de dignidade e cuidados elementares. Na Finlândia eles fazem coisas diferentes.

Não importa de que cor seja, a quantidade de dinheiro que seus pais tenham, ou onde vivem. Cada mulher grávida na Finlândia recebe uma caixa que inclui os seguintes elementos:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails