17 de out. de 2015

Estátua de madeira achada na Rússia é duas vezes mais antiga que as pirâmides do Egito

  • O ídolo teria sido esculpido para fins religiosos há 11 mil anos por alguma civilização desconhecida

Nesta semana, uma equipe de cientistas alemães descobriu que aquela que já era a escultura de madeira mais antiga do mundo é, na verdade, ainda mais velha. 

Encontrada no século 19 no leste da Rússia, protegida por um arbusto de turfa, a estátua passou por um teste de carbono-14 em 1997, que atribuiu a ela uma idade aproximada de 9,5 mil anos. 

Mas depois de terem feito uma nova análise, desta vez com uma técnica bem mais sensível, os pesquisadores dataram o artefato em 11 mil anos. Ele foi esculpido no início do Holoceno, período em que a humanidade começou a dominar o mundo.

16 de out. de 2015

Mulher tem estômago removido após tomar drinque de nitrogênio líquido

Um bar de vinhos, na Inglaterra, foi sentenciado e multado após uma mulher precisar ter seu estômago removido, por conta de um drinque feito com nitrogênio líquido, oferecido de graça a ela.

Gaby Scanlon, hoje com 20 anos, ganhou a bebida Nitro-Jägermeister em comemoração de seu aniversário de 18 anos, no bar inglês. Mas, após ingerir o líquido, ela passou a sentir uma dor agonizante e foi obrigada a afrouxar suas roupas, tendo fumaça (nitrogênio) saindo de sua boca e nariz.

De acordo com o laudo médico, ela teve uma ‘explosão’ em seu estômago, quatro segundos após o coquetel ter sido consumido. “Eu perguntei o barman se eu poderia beber e ele disse que sim. De repente, começou a sair fumaça do meu nariz e de minha boca. Imediatamente eu sabia que algo não estava certo. Meu estômago expandiu e o gerente não fez nada”, disse ela.

A jovem foi levada para um hospital local para realização de uma cirurgia para remover seu estômago e seu intestino delgado foi conectado ao seu esôfago, para salvar sua vida.

15 de out. de 2015

Diamantes sintéticos podem ser feios em micro-ondas


Neste momento, as probabilidades são de que um em cada quatro diamantes à venda em todo o mundo seja de sangue – ou seja, minado em uma zona de guerra e vendido para financiar conflitos armados e guerra civil. 

Quem viu o filme com Leonardo Di Caprio, apropriadamente chamado “Diamante de Sangue”, sabe do que estou falando. A história é mais real do que todos nós gostaríamos.

Para aqueles que querem ficar longe de tal mercadoria e não contribuir com este tipo de coisa, uma má notícia: está se tornando quase impossível descobrir a diferença entre um limpo e um sujo.

É por isso que o mercado de diamantes feitos em laboratório está um pouco lento, mas seguramente vai crescer, oferecendo uma opção mais barata, mais respeitadora do ambiente, e eticamente tão bonita quanto seu homólogo natural. Afinal, esse é o tipo de tradição que não compensa.

14 de out. de 2015

Pesquisadores criam pó para parar hemorragia


Pesquisadores criaram as primeiras partículas de autopropulsão capazes de transportar coagulantes contra o fluxo de sangue para tratar hemorragias graves, o que pode ser um enorme avanço no atendimento de traumas.

Hemorragia nunca mais?

De acordo com Christian Kastrup, professor assistente no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de British Columbia, no Canadá, a hemorragia é a causa de morte em um grande número de jovens, jovens estes que poderiam ter sobrevivido se tivéssemos maneiras mais eficientes de lidar com o sangramento excessivo.

A morte materna por hemorragia pós-parto também é preocupante. Seus números podem ser tão altos quanto uma morte em cada 50 nascimentos em locais com poucos recursos.

13 de out. de 2015

Os 8 lugares mais frios da Terra

Para refrescar o verão, vamos trazer um pouco de inverno nessa lista. Você pode gostar de frio, mas certamente não suportaria ficar muito tempo nesses lugares. Os recordes de temperatura baixa que você conhece provavelmente não chegam perto dos 8 lugares mais frios do globo.

1. International Falls, Minnesota, Estados Unidos (-40°C)

O International Falls é um dos lugares mais frios dos Estados Unidos. A cidade até celebra um festival todos os anos que inclui eventos como boliche de peru congelado, escultura de neve e esqui à luz de velas. Embora seja, de fato, só o segundo lugar mais frio do país, a International Falls possui a menor temperatura média dos EUA, situando-se entre 0 e 2 graus Celsius.

12 de out. de 2015

Tatuagens inspiradas na natureza combinam gravuras de estilo vintage de fauna e flora

As tatuagens naturalistas monocromáticas de Pony Reinhardt refletem um profundo talento artístico. Suas tatuagens intrínsecas são ricas em detalhes e textura visual, parecem saídas de um manual científico do século XIX e muitas vezes apresentam elementos do mundo natural com um toque particular e moderno. Ela tatua com tinta natural à base de plantas misturada com glicerina, e está feliz por acomodar uma visão única de cada cliente com sua arte corporal.

Suas obras incorporam aspectos da biologia e anatomia animal, tudo ao mesmo tempo. Flores, fungos, plantas, animais e aves delicadamente sombreadas são os motivos das peças de Pony que reúnem de forma coesa os dois temas antigos e contemporâneos.

A ilustração linear que usa linhas retas ou curvas sem graduações de sombra ou tonalidade, presentes na obra de Pony, era o formato padrão utilizados nas publicações impressas, antes do desenvolvimento da fotografia e dos sistemas de impressão.

A jovem artista tem um pequeno estúdio privado de tatuagem em Portland, Oregon, nos EUA. Pony não tem talento apenas com as tatuagens, ela também possui uma série de outros predicados artísticos que você pode ver em seu website.

11 de out. de 2015

Histórias reais de crianças selvagens contadas através de impactantes fotos

"Feral children" ("Crianças selvagens") é o último projeto fotográfico da fotógrafa alemã, residente em Londres, Julia Fullerton-Batten. Ela conseguiu fama em 2005 graças a sua série "Histórias adolescentes", em que explorava os percalços da transição de uma menina em mulher. Com "Feral children" ela dá uma olhada mais obscura no que é crescer em circunstâncias incomuns. Tudo começou com o livro "A Menina sem nome" que a inspirou a pesquisar mais sobre outros casos de crianças selvagens, segundo ela contou ao Feature Shoot.

- "Descobri que tinha um número considerável deles. Em alguns casos era porque a criança se perdia, ficava com animais selvagens, e especialmente aqueles abandonados ou desatendidos por seus pais. Estes casos documentados existem em 4 dos 5 continentes".

O que é de certa forma um pouco assustador é que estamos acostumados a ler histórias como estas datadas de 100... 200 anos atrás, mas Julia desencavou histórias grotescas contemporâneas.


  • Menina Lobo, México, 1845-1852.


Em 1845 viram uma menina correndo de quatro no meio de uma matilha de lobos que atacou um grupo de cabras e as devorou. A menina foi capturada mais tarde, mas conseguiu fugir. Em 1852 ela foi vista com dois lobinhos, mas correu para o meio do mato e nunca mais foi vista novamente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails