25 de jun. de 2016

Insônia Fatal: doença leva a meses sem dormir e pode matar em 3 anos

Todos nós já estivemos agitados em nossas camas, com dificuldade para conseguir dormir. Mas você pode se imaginar com alto nível de exaustão, tornando-se cada vez mais incapaz de funcionar e sabendo que vai morrer dentro de alguns meses?

Este é o destino daqueles com Insônia Fatal, doença que afeta apenas 100 pessoas no mundo. “A condição ocorre porque o organismo da vítima não consegue se preparar para uma noite de sono, o que significa que a pessoa jamais dormirá”, relata o jornalista David Robson. Isso acontece quando as proteínas chamadas príons tornam-se disformes, danificando o cérebro.

Bem como insônia, ela também leva à sudorese, impotência, tremores, dificuldade para caminhar, perda de peso, demência, alucinações e ansiedade. Geralmente começa na meia-idade e leva ao óbito no prazo de sete meses a três anos. Mas, em 2014, um menino de 16 anos de idade tornou-se a pessoa mais jovem a morrer da doença. Seus sintomas incluíam fala arrastada e visão dupla. Ele ficou tão debilitado que não era capaz de se equilibrar ou andar, apontam relatórios do LiveScience.

24 de jun. de 2016

A camada de gelo da Antártida pode estar escondendo o maior cânion do mundo

  • As geleiras da Antártida podem estar escondendo um grande segredo, literalmente.

Isso porque os cientistas encontraram indícios do que pode ser o maior sistema de cânions da Terra. Os sinais foram encontrados, através de estudos feitos com imagens de satélites, nas formações da superfície do lugar, em uma região conhecida como Princess Elizabeth Land (Terra da Princesa Elizabeth), na Antártida Oriental, uma das maiores superfícies inexploradas do planeta.

O sistema de cânions está enterrado sob o gelo, e foi descoberto por uma equipe de pesquisadores que utilizou um rádio ecobatímetro para isolar a cortina de neve e conseguir ver os indícios das rochas através do gelo. O que eles descobriram é uma monstruosidade: um sistema de cânions que aparenta ter mais de 970 quilômetros de comprimento e 800 metros de profundidade, isso apenas nos lugares que puderam ser verificados. As medições falharam em alguns lugares porque eram muito fundos para que o aparelho conseguisse alcançá-los.

“Ligado aos cânions, pode existir um grande lago subglacial que pode ser um dos últimos desse porte (com mais de 100km de comprimento), já descobertos na Antártida”, escreveram os pesquisadores em um artigo publicado pela revista Geology.

23 de jun. de 2016

Vídeo de cirurgia de unha extremamente encravada deixará você em agonia

Certamente você já teve alguma unha encravada ou já conheceu alguém que enfrentou o problema.

Dizemos que a unha está encravada quando ela, ao crescer em seu ritmo normal, penetra os tecidos ao redor dela e do dedo.

Por questões anatômicas, os dedos dos pés são os que possuem maior propensão de encravar – embora o dedão, especificamente, parece ser o mais afetado na grande maioria dos casos.

Uma unha pode ficar encravada por vários motivos: pancadas, uso de calçados muito apertados, corte incorreto da unha de forma muito rente aos cantos e, mais raramente, infecções bacterianas. Abaixo, um vídeo onde um caso muito grave foi tratado por um profissional especializado. Confira:

22 de jun. de 2016

Rituais gregos antigos sacrificavam pessoas feias para aliviar a tensão social

Toda sociedade é construída por tradições. Algumas delas, no entanto, são extremamente questionáveis, como por exemplo, uma tradição indiana que faz com que bebês sejam lançados do alto de uma torre para que recebam “saúde e vida longa”, ou jovens que precisam se jogar de penhascos amarrados em cordas para provar que se tornaram adultos, como acontece em uma ilha no Oceano Pacífico. O fato é que, dignas ou hediondas, as tradições deixaram legados culturais para toda as sociedades, sejam eles positivos ou negativos.

Mas é sobre uma tradição da Grécia Antiga que nós vamos falar aqui. No período entre IV e V d.C., uma crença difundida entre os gregos falava sobre a existência de demônios e fantasmas que afetavam diretamente as pessoas, personificando seus medos mais terríveis.

21 de jun. de 2016

Bananas contaminadas com vírus HIV? A história causou pânico na internet

Você já deve ter visto nos últimos meses uma mensagem no Facebook ou WhatsApp alertando sobre supostas bananas infectadas com o vírus HIV, que estariam chegando da Guatemala.

A notícia, que foi compartilhada por centenas de milhares de pessoas, afirma que uma funcionária da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Dr.ª Carissa Etienne, estaria alertando a população sobre o perigo das bananas contaminadas com o vírus, supostamente trazidas ao Brasil. O texto ainda fala sobre a possibilidade de que grande parte das bananas consumidas aqui tenham vindo da Guatemala e que cerca de 2 milhões delas tenham sido infectadas com HIV e distribuídas pelo continente.

Não é a primeira nem a última vez que vamos ver uma história assim na internet, certo? Então, que tal analisarmos por partes essa notícia para descobrirmos a verdade?

20 de jun. de 2016

Confira 7 “fatos” absurdos contados pela Coreia do Norte

Que a Coreia do Norte é um país diferente de todos os outros, você já deve ter reparado. Isso porque é um dos países mais fechados do (e para o) mundo, física e virtualmente falando. O acesso à internet é limitado a uma rede doméstica fechada que só permite site norte-coreanos, a internet de verdade (a que você está acostumado a navegar) é exclusiva para o uso de funcionários do governo. Assim, o Estado é capaz de contar qualquer invenção para os coreanos que, sem poder comprovar a veracidade, acreditam.

Acontece constantemente. Isso porque a linhagem de líderes do país, que começou com Kim Il-Sung, passou por Kim Jong-Il e atualmente se encontra com Kim Jong-un, ajudou a propagar mentiras (e inventar algumas novas) que começam desde a fundação da República Popular Democrática “menos democrática do mundo”. 

Algumas das mentiras podem ser motivo de piada no Ocidente, no entanto, para os norte-coreanos elas não têm nenhuma graça, isso porque eles são vítimas de falsas propagandas contadas por uma ditadura belicista e autoritária. São “contos” um tanto quanto egoístas criados para ampliar a imagem de seus antigos líderes e o atual, Kim Jong-un.

Confira sete fatos absurdos que a Coreia do Norte conta para o mundo, mas ninguém acredita:

19 de jun. de 2016

Criança que nasceu com cérebro para fora do crânio completa 4 anos, desafiando as expectativas de vida

Isabella Grote, de Minot, Dakota do Norte, EUA, de apenas quatro anos, nasceu com um defeito no tubou neural chamado de encefalocele.

Assim, seu cérebro acabou crescendo externamente através de um “saco” localizado na parte de trás da cabeça. Em um exame realizado na 20ª semana de gestação os pais foram avisados que a chance de sobrevivência era de 25%. Contudo, com apenas três dias de vida, Isabella passou por uma cirurgia, que consistiu em remover o crescimento e colocar o órgão dentro crânio. Hoje, com quatro anos de idade, ela desafiou todas as probabilidades dos médicos ao sobreviver, sendo capaz de andar e falar, conforme relatado pelo Mail Online.  

O prognóstico devastador deixou os pais, Sharlotte, 40 anos e Jim, 49, preparados para o pior. “O aborto nunca foi uma opção, mesmo que eu pudesse passar apenas alguns minutos com a minha menina eu ficaria feliz. Então, eu liguei para uma funerária para descobrir nossas opções”, disse o pai.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails