1 de ago. de 2015

Caverna escavada por mamíferos gigantes é descoberta na Amazônia

  • Labirinto conhecido como paleotoca teria sido cavado por preguiça gigante extinta há mais de 10 mil anos

Pesquisadores dentro da paleotoca, labirinto cavado
por animais como preguiças e tatus gigantes
Uma equipe da CPRM- Serviço Geológico do Brasil achou a primeira paleotoca da região Amazônica em Ponta do Abunã, em Rondônia. Paleotocas são labirintos gigantes escavados por animais já extintos, como preguiças e tatus gigantes. No caso de Ponta do Abunã, o geólogo Amilcar Adamy, que chefiou a expedição, acredita que o túnel foi escavado por uma preguiça gigante extinta há cerca de 10 mil anos, uma vez que fósseis do mamífero já foram localizadas no vale do Rio Madeira durante a fase de garimpo. No túnel é possível identificar marcas de garra que podem ser do animal.

A caverna havia sido visitada algumas vezes por moradores de uma comunidade próxima, mas eles imaginavam que ela era uma obra humana, não escavada por animais gigantes. É uma ocorrência única na Amazônia e é importante também por identificar o modo de vida desses animais e o clima do período Pleistoceno, caracterizado por uma megafauna na região. E está muito bem preservado - diz Adamy.

As preguiças gigantes, segundo especialistas, mediam até seis metros e pesavam em torno de uma tonelada e meia. Na época em que os túneis foram escavados não havia ali floresta. Segundo o geólogo, a região era uma extensa savana habitada por animais gigantes, como mastodontes e jacarés de grande porte, além das preguiças.

31 de jul. de 2015

Camisinha de látex em formato de spray

  • Essa camisinha poderá revolucionar o mercado mundial de preservativos

Uma estudante de design criou um preservativo em spray, aplicado com uma lata de aerossol, apelidado de 'Girlplay'.

O conceito de design de Michele Chu permite que os usuários possam pulverizar o produto no pênis para garantir a proteção, como se fosse um desodorante. Ela garante ser mais fácil de colocar do que um preservativo convencional e mais divertido, ou seja, as pessoas são mais propensas a usá-lo.

Chu tirou sua inspiração do primeiro homem que afirmou ter criado um preservativo em spray, o professor de saúde sexual alemão, Jan Vinzenz Krause. Em 2008, ele criou a primeira versão do protótipo depois de ter sido inspirado pela mecânica de um aparelho de lavagem de carro. O protótipo tinha um tubo de plástico rígido com bicos sobre ele que pulverizava látex líquido. Porém, o produto não era eficaz, pois demorava muito tempo para secar - cerca de três minutos -, fazendo com que os amantes não procurassem o produto como uma alternativa à camisinha.

30 de jul. de 2015

Autorizaram eutanásia para jovem fisicamente saudável

  • O acontecido foi na Bélgica, ela tinha recorrentes pensamentos suicidas

Já que o sofrimento não pode ser medido em uma escala confiável, será que a legislação internacional deveria começar a levar em conta a opinião dos pacientes sobre seu próprio estado de saúde, isto é, sobre suas próprias vidas? 

Esta pergunta não quer calar depois que ma mulher de 24 anos nascida na Bélgica, que goza de boa saúde geral, mas sofre de depressão crônica, poderá exercer seu direito legal à eutanásia nos próximos dias. Laura foi autorizada a receber uma injeção letal depois de passar toda sua infância e vida adulta sofrendo de pensamentos suicidas que não cederam sob nenhum outro tipo de terapia.

Laura é paciente psiquiátrica desde os 21 anos, mas tentou se suicidar um monte de vezes. Em entrevistas com meios locais, a jovem disse que para ela a morte não é uma escolha:

- "Se pudesse escolher, optaria por levar uma vida suportável, mas já fiz de tudo e nada deu certo". A data da morte de Laura ainda está para ser decidida.

28 de jul. de 2015

6 coisas para conhecer melhor o Uber

  • Por que um aplicativo causa tanta polêmica?

O aplicativo chegou aos celulares norte-americanos em 2010, e de lá para cá já cresceu muito: está presente em 56 países e vale 50 bilhões de dólares. 

A startup do Vale do Silício possui uma premissa simples: conecta motoristas particulares a passageiros, em uma espécie de "carona remunerada". 

É bem parecido com um táxi, só que para se tornar um motorista Uber é infinitamente mais fácil. É necessário um cadastro com dados para checagem, como carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada. 

Depois, um treinamento de algumas horas. Hoje, o app está presente em 4 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Listamos aqui 6 informações para você saber mais sobre esse serviço que atrai mais de 1 milhão de passageiros por dia.

27 de jul. de 2015

Moradores de vilarejo do Cazaquistão caem no sono e intrigam cientistas

  • Desde 2013, uma misteriosa doença do sono vem afetando duas aldeias isoladas no norte do Cazaquistão.

Ao longo dos últimos dois anos, mais de 140 pessoas em Kalachi e Krasnogorsk dormiram repentinamente, às vezes durante uma caminhada ou andando de bicicleta, e, ocasionalmente, ficam inconscientes por até seis dias, acordando com a memória afetada, dores de cabeça e sonolência. Outros sofreram apagões temporários, bem como alucinações vívidas.

“A pessoa doente parece ser consciente e pode até mesmo estar em pé”, relatou o jornal Komsomolskaya Pravda, em 2014. “Mas, mesmo assim, em seguida, ele cai em um sono profundo e passa a roncar. Ao acordar, a pessoa não se lembra de absolutamente nada”.

Ninguém parecia imune ao que os médicos diagnosticaram como "encefalopatia de origem desconhecida", em todos acometidos, incluindo idosos e crianças em idade escolar que sofrem de sintomas. Até mesmo um gato teria sido afetado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails