2 de fev. de 2016

Açúcar estimula duas áreas do cérebro, obrigando você a comer cada vez mais, diz estudo

Um novo estudo publicado na revista Nature Neuroscience revela que o açúcar estimula duas partes diferentes do cérebro, a fim de incentivar a maior ingestão do alimento.

Através da criação do desejo pelo seu elevado teor de calorias a da necessidade de algo de sabor doce, o açúcar prova ser praticamente irresistível. Porém, a necessidade de calorias parece ser mais importante do que o desejo de algo doce.

Qualquer coisa que nos dê uma sensação incrivelmente recompensadora, faz-nos querer repetir o procedimento que a gerou, é o conhecido mecanismo de reforço. É bem sabido que o açúcar provoca a liberação de níveis significativos de dopamina, um neurotransmissor que desempenha um papel em comportamentos de motivação por recompensa, no cérebro. É esta a liberação de dopamina que garante a eficiência do reforço do mecanismo do açúcar, para dizer o mínimo.

Para este novo estudo, uma equipe de pesquisadores decidiu investigar se o sentimento de recompensa – tanto do sabor do doce quanto da obtenção de uma grande quantidade de calorias – origina-se a partir da mesma região do cérebro. Eles esperavam encontrar uma resposta ao observar cuidadosamente 170 ratos de laboratório, conforme eles encontravam uma variedade de guloseimas açucaradas e adoçantes artificiais, e monitorando produção de dopamina e atividade elétrica de seus cérebros.

1 de fev. de 2016

Existem pessoas que têm certeza de que a Terra é plana

A Terra não é plana. Esta é uma verdade incontestável obtida através de anos de pesquisa e, posteriormente, a observação registrada. Na verdade, a ideia da Terra esférica é conhecida desde a Grécia Antiga.

Porém, apesar de parecer algo claro e óbvio, muitas pessoas – incluindo celebridades atuais – costumam fazer declarações na internet alegando que a Terra é plana. Eles alegam que a NASA guarda este segredo por décadas, por algum interesse “inexplicável”.

Mais recentemente, BoB, um famoso rapper estadunidense, escreveu uma série de reivindicações ridículas em seu Twitter, alegando sua teoria infundada. Tudo começou com sua “denúncia” sobre centros de clonagem humana existentes, mas rapidamente ele mudou seu foco para a ideia de que todos nós vivemos em um mundo relativamente bidimensional, como se fosse uma “moeda” cósmica. O famoso e conceituado astrofísico Neil de Grasse Tyson respondeu os comentários rapidamente. No momento, os dois estão envolvidos em uma “batalha de rap” que deve dar a BoB algumas dicas do quão absurda sua teoria é.

31 de jan. de 2016

Mãe trata filha deficiente com óleo de maconha e defende legalização da erva

Sarah Ellett, de 43 anos, mora em Utah, nos Estados Unidos, e está utilizando substâncias ilegais para tratar sua filha deficiente de três anos, que possui uma grave condição. 

Ela utiliza óleo de Cannabis sativa para controlar os problemas da garota, pois foi a única coisa que funcionou até o momento. Porém, ela está correndo o risco de perder a custódia de sua filha por conta das leis de seu estado.

Segundo Sarah, duas gotas de óleo de Cannabis sativa diárias sob a língua da garota, chamada Remie, é um tratamento “milagroso”. Ela sofre de doenças da tireoide, problemas respiratórios e digestivos, que exigem o uso de um tubo de alimentação. No entanto, a mãe solteira de sete filhos – dentre os quais, outros dois são deficientes – vive com medo de que as autoridades tentem afastá-la da garota. “Minha maior preocupação é ser incapaz de continuar tratando Remie sem violar a lei de Utah. Há uma série de riscos”, confessou a mulher em entrevista à revista People.

Sarah disse que o óleo de Cannabis ajuda a tratar os sintomas que Remie tem devido ao pan-Hipopituitarismo, uma doença que afeta a glândula pituitária e a secreção de todos os seus hormônios. Segundo a mãe, um medicamento de hidrocortisona ajuda com os hormônios do crescimento e da tireoide, mas é o óleo de cannabis que mantém o açúcar no sangue equilibrado, tratando as náuseas e permitindo que ela movimente a mandíbula.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails