29 de dez. de 2012

Uma casa construída dentro da caverna


  • Um luxo que se mistura com o rústico

Certas coisas são tão sensacionais que deixa a gente sem palavras. Olha que lugar espetacular para se viver.

Localizado em Civita di Bagnoregio, Itália, a Domus Civita  foi comprada em 2011 pelo arquiteto e proprietário do Estúdio F, Patrizio Fradiani. A estrutura principal da casa era parte de um grande edifício que foi dividido no século 20, mas que foi originalmente construído no século 14.

Enquanto a lareira de pedra original, vigas de madeira e pisos de terracota são de tirar o fôlego de qualquer apreciador da construção civil com base no simples e rústico, são as cavernas subterrâneas que parecem mais cativantes. Uma série de túneis e cavernas esculpidos na pedra macia vulcânica do tufo calcário, datam da idade média Romana e Etrusca que podem ser acessados a partir do piso térreo.

Fradiani limpou e restaurou as cavernas e grutas, convertendo os espaços em uma sala de meditação, galeria de arte, adega e piscina com banheira de hidromassagem. Há também uma segunda cozinha que leva para um grande e incrível jardim tradicional italiano situado em frente de um penhasco de pedra.

28 de dez. de 2012

As virgens juramentadas da Albânia - Mulheres que vivem como homens


Olha, eu morro e não vejo tudo. Esse caso é muito peculiar e mostra como, em alguns lugares e em algumas épocas atrás, a mulher é e era tratada como um nada, ao ponto de se vestir como homem para poder ter direitos.

Veja essa matéria que saiu no New York Times e entenda a história:

Na Albânia mulheres trocam de gênero por uma vida  inteira, conhecidas como virgens juramentadas de acordo com o seu código de ética familiar chamado Kanun, de Leke Dukagjini.

Segundo a tradição não-religiosa Kanun, as famílias, em algumas partes da Albânia devem ser tanto patrilinear quanto patrilocal. Isto significa que a riqueza da família sempre é herdada pelos homens e uma mulher se muda para a casa do marido depois do casamento. 

Os casamentos são arranjados em uma idade muito jovem, se não no nascimento, e uma vez considerados elegíveis para se casar, a mulher deve tornar-se parte da família de seu marido.

O papel de uma mulher é severamente circunscrito, reduzido a cuidar dos filhos e manter uma casa. 

A vida de uma mulher é considerada como se valesse apenas a metade da de um homem. Para os seguidores da tradição Kanun, o vestido é um marcador importante para distinguir entre os sexos. Os homens usam calças, bonés e relógios de pulso, enquanto as mulheres são vestidas com saias, lenços, aventais e às vezes até véus.

27 de dez. de 2012

BRUNO CATALANO - Esculturas Vazadas



Olha que trabalho fantástico achei no blog EU E VOCÊ FAZENDO ARTE. Simplesmente genial.

Bruno Catalano nasceu na França em 1960. O artista começou a fazer esculturas e estátuas no início dos anos 90, é um dos artistas mais promissores dos últimos anos. 

Sua coleção “Os viajantes” é muito curiosa: mostra pessoas em tamanho natural caminhando e levando maletas, mochila, violino, entre outros objetos. As peças são vazadas e o ponto de união e sustentação, entre as partes inferior e superior é a mala, sempre colada na perna.

Ao dar uma olhada nas imagens abaixo, entendemos porque a obra de Catalano faz tanto sucesso! Suas esculturas são bastante diferentes, feitas em bronze, apesar de ocas, parecem quase vivas: são cópias fiéis de nós mesmos. Suas expressões ora transmitem vigor, ora desânimo.

Sua coleção está exposta em grandes corporações públicas e privadas da França, China, Bélgica, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos.

26 de dez. de 2012

A sombra do Lixo

  • DESIGN SUSTENTÁVEL DE TIM NOBLE E SUE WEBSTER

Já  comentei uma vez sobre esse trabalho, acho ele de uma beleza extraordinária. 

O seu significa é belo e inspirador.

Nascidos na Inglaterra, os artistas Tim Noble e Sue Webster recolhem lixo nas ruas de Londres e criam incríveis experimentações, onde trabalham luz e sombra, revelando contornos em meio ao caos formado pelo lixo. Suas peças são pilhas de lixo, cujas sombras projetadas com um foco de luz criam imagens totalmente diferentes. 

Ou seja, depois da montagem do lixo, as luzes projetam imagens fabulosas nas paredes. São as Sombras do Lixo.

O trabalho do casal foi tão elogiado que foi integrado em exposições de Arte Contemporânea da Royal Academy.

Veja abaixo uma pequena amostra da sombra do lixo:

25 de dez. de 2012

Desastre de Bhopal


  • Uma tragédia que ainda causa vítimas

A tragédia de Bhopal foi um desastre industrial que ocorreu na madrugada de 3 de dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norte-americana Union Carbide. 

É considerado o pior desastre industrial ocorrido até hoje, quando mais de 500 mil pessoas, a sua maioria trabalhadores, foram expostas aos gases. O número total de mortes é controverso: houve num primeiro momento cerca de 3.000 mortes diretas, mas estima-se que outras 10 mil ocorreram devido a doenças relacionadas à inalação do gás. 

A Union Carbide, empresa de pesticidas de origem americana, negou-se a fornecer informações detalhadas sobre a natureza dos contaminantes, e, como conseqüência, os médicos não tiveram condições de tratar adequadamente os indivíduos expostos. Cerca de 150 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos do acidente e aproximadamente 50 mil pessoas estão incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de saúde. As crianças que nascem na região filhas de pessoas afetadas pelos gases também apresentam problemas de saúde. 

24 de dez. de 2012

Objetos curiosos


  • Quem sabe você não gosta de algum e dar de presente nesse fim de ano.

Uma caneca que ao receber bebida quente fica branca dando destaque a palavra "ON", e ao estar vazia fica preta, destacando a palavra "OFF", muito criativo! Essa é muito maneiro e se achar compro uma para mim.



Um relógio curioso que tem um mostrador cheio de pontos brancos embaralhados. Quando se quer ver as horas, basta balançar o relógio para os pontinhos se organizarem mostrando as horas. Ninguém vai mais olhar as horas no seu relógio sem pedir. Fico imaginando a cara das pessoas quando perguntar as horas e você apenas mostrar o relógio sem sacudir... kkkkkkkkkkkkkk ela verá um mont de pontinhos embaralhados e não vai entender nada. Aí, só basta você dizer: não está vendo as horas?
Muito Maneiro.

23 de dez. de 2012

Feliz Natal

COMO REPRESENTANTE DO BLOG DO MIB QUERO DESEJAR A TODOS QUE ME SUPORTARAM O ANO TODO, QUE ME ELOGIARAM, ME CRITICAR, OU ATÉ MESMO, ME MANDARAM SUGESTÕES, QUE TENHAM UM FELIZ NATAL COM MUITAS ALEGRIAS.

TOMEM CUIDADO COM O PECADO DA GULA (ESSE CONSELHO SERVE PARA MIM MESMO) E SEJAM APENAS FELIZES!!!


QUE ESTE NATAL SEJA MAIS DO QUE CONFRATERNIZAÇÕES PORQUE TODOS OS MOMENTOS, EM ESPECIAL ESTE NOVO ANO, DEVERÃO SER ILUMINADOS, ABENÇOADOS E QUE OS 365 DIAS, SEJAM VIVIDOS NA SUA TOTALIDADE. JÁ QUE NATAL SIGNIFICA: NASCER, NASÇAMOS ENTÃO DIA 25, PARA QUE OS DOZE VINTE E CINCO VINDOUROS, SEJAM A BUSCA DA PAZ, CONQUISTA, COMPREENSÃO, REFLEXÃO, PROSPERIDADE. FELIZ NATAL

Amassando a cara para a fotografia


  • Relembrando brincadeiras "retardadas" da infância


Quem nunca enrolou fita adesiva ou colocou um saco na cabeça não sabe o que é ser feliz com algo tão sem noção. Pois bem, alguém teve a ideia de fazer isso e ainda fotografar.

Porque não pensei nisso, fiz tanto isso em minha vida....

Não pensei, mas o fotógrafo Wes Naman e seu assistente Joy Godfrey fizeram. O resultado é a série Scotch Tape Series, ao mesmo tempo ridícula e divertidíssima. 

Veja mais foto:

Destruindo sua casa

Certas atitudes são inacreditáveis, olha o que essa anata fez. 
Foi cortar a árvore e acabou destruindo a casa...


Veja o resultado:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails