27 de fev. de 2016

Alunos de ensino primário aprendem língua de sinais para integrar colega com deficiência auditiva!

  • Um belíssimo exemplo que pode ser seguido pelas escolas do Brasil

Uma escola em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, ganhou notoriedade não apenas por aceitar um aluno surdo, como também por ensinar a língua de sinais a toda a classe do ensino primário com o objetivo de melhorar a comunicação com o garoto.

A história começou em setembro do ano passado, quando Mirzana Coralic solicitou a inscrição do filho na escola primária de seu bairro. Com seis anos, Zejd possui uma deficiência auditiva e apesar do problema, a professora Sanela Ljumanovic aceitou quase de imediato. Porém, no primeiro dia de aula, ela notou que Zejd estava sentado sozinho, incapaz de se comunicar com qualquer um de seus colegas de classe. Então, ela tentou desenvolver alguns sinais próprios, que não foram tão efetivos.

Porém, o pai de outra criança sugeriu reunir toda a classe para aprender a língua de sinais, juntamente com Zejd. Então eles contrataram a professora de línguas Anisa Setkic-Sendic. Três meses depois, Zejd felizmente foi capaz de se comunicar com todos os seus colegas, conversando sobre assuntos cotidianos.

26 de fev. de 2016

Aldeia de 12 mil anos encontrada no Mar da Galileia seria o lar dos primeiros agricultores do mundo

  • Uma nova descoberta está causando frisson entre os arqueólogos: uma aldeia pré-histórica encontrada no Mar da Galileia que poderia ter sido habitada por membros da cultura Natufiana.

Uma cultura paleolítica que pode ter existido entre 12.500 e 9.500 anos a.C., localizada na região do Levante no Oriente Médio, provavelmente, uma das primeiras a se estabelecerem de maneira fixa. Também é considerada a iniciadora do processo de agricultura e domesticação de animais, completamente contrário à cultura nômade.  

Localizada em um vale da Jordânia, em Israel, nas margens leste do Mar da Galileia, acredita-se que o assentamento, chamado de Nahal Ein-Gev II, tenha cerca de 12 mil anos de idade. Trata-se de uma terra rica e fértil, onde evidências apontam que tenha abrigado a primeira comunidade agricultora do mundo, que depois se espalhou.

Os arqueólogos acreditam que esses primeiros trabalhadores rurais começaram a se estabelecer pelo espaço e a construir moradias permanentes feitas a partir de pedras. Além disso, enterrados entre as construções, foram encontrados os restos mortais de pelo menos cinco pessoas.

25 de fev. de 2016

Conheça o aquário anti-gravidade

  • Alemão instala aquário de cabeça para baixo em seu tanque

Muitas pessoas gostam de criar peixes ornamentais, tanto na área externa em uma lagoa no jardim quanto na interna em um aquário, mas quantos podem dizer que têm uma torre de vigia para os seus amigos aquáticos? 

O youTuber TCHelmut pode reivindicar isso! O entusiasta alemão da carpa brocada tinha um pequeno tanque no seu jardim, repleto de peixes coloridos, mas estava faltando alguma coisa. Foi quando ele teve a idéia de adicionar um aquário tradicional do lado de fora à sua lagoa... só ele colocou de cabeça para baixo.

O "aquário anti-gravidade" é fabricado com vidro de um centímetro de espessura e o preenchimento da água é feito com uma mangueira com vácuo colocada pelo fundo do aquário, visando sugar o ar interno, fazendo com que a água suba. TCHelmut diz que até 20 carpas nadam na torre a cada dia, alguns ficam horas por lá. Embora a torre pareça um pouco lotada, os peixes simplesmente parecem maiores do que são por causa do vidro e da água.

24 de fev. de 2016

Conheça o Empilhamento de gelo

  • Um fenômeno curioso de acúmulo de placas de gelo em um lago congelado

Este vídeo incrível mostra a formação e acúmulo de gelo em tempo real em um lago de Duluth (parte do Lago Superior), em Minnesota, nos EUA. 

A espessura do gelo variava entre 0,5 e 7,5 centímetros, quando a temperatura entre -22° a -29°C, correntes e ventos de 20-25 km/h começaram a empurrar folhas de gelo através da água, criando curiosos empilhamentos. 

Este evento, conhecido como "empilhamento de gelo", foi capturado por Gary Fiedler e Dawn LaPointe,um casal de fotógrafos responsáveis pelo canal do Youtube RadiantSpiritGallery.

Para um observador desinformado este evento poderia ser confundido com folhas de vidro quebrando ao colidirem umas com as outras pois até o barulho evoca esta singularidade. Gary e Dawn gravaram horas de empilhamento de gelo naquele dia e compartilharam estes dois minutos de destaque.

23 de fev. de 2016

O que acontece com o seu corpo se você não se masturbar?

  • A masturbação pode ser muito saudável, certo? Mas você sabia que não se masturbar também pode proporcionar alguns benefícios?

Castidade pode ser um conceito muito importante para algumas pessoas, seja por motivos religiosos, de sexualidade, criação ou simplesmente por escolha pessoal. Diante disso, um dos temas que ainda gera muita polêmica – principalmente para as mulheres – é a masturbação, que nada mais é do que o ato de autoestimular os órgãos sexuais para sentir prazer.

A maioria dos sexólogos está de acordo: “a masturbação faz parte de uma vida sexual saudável, é totalmente segura e inofensiva”, além de diminuir o estresse e aumentar a autoestima. Em um estudo realizado recentemente, foi concluído que homens que ejaculam mais de 5 vezes por semana têm 33% menos chances de desenvolver câncer de próstata. No caso das mulheres, o ato, além de ser uma ótima maneira de conhecer o próprio corpo, pode ajudar na prevenção de infecções, alongar os músculos do colo do útero e prevenir cólicas menstruais.

Porém, não se masturbar também pode trazer algumas vantagens científicas e pessoais, como por exemplo o aumento da produtividade – diminuindo a procrastinação diária -, devido ao acúmulo de energia, e também maior sensibilidade e energia sexuais.

22 de fev. de 2016

Conheça os 6 alimentos inflamatórios que você deveria evitar para ter boa saúde

  • A inflamação crônica tem sido associada a muitas doenças. Então, ao evitar esses alimentos, sua saúde pode ser beneficiada

Sabemos que a inflamação está na raiz de muitas doenças sérias. 

O câncer perpetua-se pela inflamação: tumores crescem conforme o processo inflamatório toma conta. 

Da mesma forma, problemas como artrite, fibromialgia, diabetes e obesidade têm sido relacionados à inflamação crônica no corpo. 

Dietas anti-inflamatórias são importantes, podendo reduzir a inflamação, aliviar os sintomas e até reverter a doença. Alguns alimentos anti-inflamatórios incluem folhosos verde-escuros, uvas roxas, nozes, sementes e legumes coloridos.

Mas, você já se perguntou quais os alimentos causam inflamação e devem ser evitados? Aqui está a nossa lista dos alimentos mais inflamatórios:

21 de fev. de 2016

Cientistas descobrem e estudam rio com ebulição misteriosa que era citado em antiga lenda amazônica

Durante séculos, uma lenda peruana conta sobre um rio na Amazônia que queima de forma tão intensa que pode matar. Segundo a lenda, conquistadores espanhóis teriam se arriscado na floresta em busca de ouro, mas quando – poucos – os homens retornaram, contaram histórias de uma água envenenada, cobras devoradoras de homens e um rio que borbulhava misteriosamente.

Segundo o geocientista peruano, Andrés Ruzo, o mito o fascinava desde a infância, mas ele nunca pensou que fosse verdade. Quando ele estava completando sua tese de doutorado sobre o potencial de energia geotérmica no Peru, ele começou a questionar se o rio poderia realmente ser real. Quando ele consultou os especialistas, todos foram unânimes ao afirmar que seria impossível, afinal, existem rios quentes, mas eles geralmente estão associados a vulcões – inexistentes na região.

Porém, quando Ruzo foi para casa durante as férias e perguntou à sua família de onde o mito tinha se originado, sua mãe lhe disse que o rio não apenas existe, como também ela e sua tia já haviam nadado nele, no passado. O relatou pareceu um pouco absurdo para ele. Porém, em 2011, Ruzo teve uma chance de procurar o local e explorar a floresta amazônica com sua tia. Foi então que ele viu o famoso e lendário rio com seus próprios olhos. “Quando eu vi o vapor quente, imediatamente peguei o termômetro. A temperatura média registrada no rio foi de 86 ºC. Não é um ponto de fervura, mas definitivamente está muito perto dele. Ou seja, a lenda era real”, disse Ruzo em uma palestra para o TED, feita em 2014.

A parte mais intrigante foi o tamanho do rio. Nascentes de água quente não são incomuns, e piscinas termais chegam a estas temperaturas em outras partes do mundo. Porém, nada chega perto desse rio: com até 25 metros de largura e seis metros de profundidade, sua água quente percorre incríveis 6,24km. O rio está a 700km do sistema vulcânico mais próximo, e a temperatura é simplesmente inexplicável. Ele é o único rio de seu tipo em qualquer lugar do mundo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails