6 de nov. de 2011

O Asteroide 2005 YU55 passará bem próximo da Terra

  • Cientista estão acompanhando sua trajetória até ele se afastar da Terra

O asteroide 2005 YU55, que em seu dia foi qualificado como uma ameaça para a Terra, passará a 324.600 quilômetros do planeta no próximo 8 de novembro. Segundo os especialistas, não há perigo de colisão. No entanto, dado que se trata de uma distância muito curta, mais próxima que a órbita da Lua, a NASA anunciou que seguirá a trajetória do corpo até que se afaste.

Segundo a agência espacial estadunidense explicou, o acompanhamento do asteroide, que tem 400 metros de diâmetro, o mesmo tamanho de um porta-aviões, será realizado desde a rede de radiotelescópios Deep Space situados em Goldstone (Califórnia) e desde o radar de Arecibo (Porto Rico). A missão começará em 4 de novembro e terminará em 10 de novembro.


Os cientistas da NASA apontaram que esta experiência pode ser interessante para estudar o corpo rochoso, aproveitando a sua cercania com a Terra. Ademais, explicaram que a influência do campo gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável no planeta. Neste sentido, qualificaram como "falsos" os rumores conspiranoicos que dão conta de mudanças nas marés ou no sistema de placas tectônicas.

A órbita do asteroide 2005 YU55 irá passar próximo da Terra, Vênus e Marte, no entanto, este encontro é o mais próximo que esta rocha espacial protagonizou nos últimos 200 anos, assegurou a NASA. Os cientistas pretendem obter imagens de sua superfície de uma resolução de 2 metros por pixel, o que permitirá ter informações de suas propriedades físicas. Segundo sabem até agora, o asteroide é mais ou menos esférico e gira lentamente, completando uma volta sobre si mesmo a cada 18 horas.

Os cientistas explicaram que a última vez que um asteroide deste tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e a seguinte aproximação acontecerá em 2028.

Que ele continue nessa órbita e não queira, de última hora, mudar de trajetória. Seja como for, será um acontecimento, vamos ficar de olho.




. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails