20 de set de 2013

A ilusão da cachoeira submersa na Ilha Maurício

Uma das cenas mais lindas que vi nos últimos anos, é uma incrível ilusão localizada na Ilha Maurício, uma nação insular no Oceano Índico, cerca de 2.000 quilômetros ao largo da costa sudeste do continente Africano.

Maurício foi descoberta pelos árabes em 975 d.C., e desde então várias nações tiraram uma casquinha do local: primeiro os portugueses entre 1507 e 1513 e depois revezou períodos de sucessão e colonização entre os franceses, holandeses e ingleses. Somente em 1968 a a ilha se tornou uma república.

Localizada na ponta sudoeste da ilha, há uma região conhecida como Le Morne, que é um Património Mundial da UNESCO. Ali você vai encontrar uma ilusão fascinante: quando vista de cima, uma enxurrada de depósitos de areia e silte cria a impressão de que existe uma cachoeira debaixo d'água. Imagens de satélite (como a do Google Maps abaixo) são igualmente dramáticas, onde podemos ver um vórtice aparentemente subaquático na costa deste paraíso tropical.


O morro mostrado nessas fotografias foi usado durante muito tempo como abrigo por escravos foragidos que formavam pequenas povoações nas grutas e no cume de Le Morne, que assim passou a ser uma espécie de símbolo da luta dos escravos pela liberdade. Exatamente por isso a Ilha Maurício, que era uma importante porto de parada no antigo comércio de escravos, ganhou o apelido de "Terra dos Quilombolas", devido ao grande número de escravos foragidos que viviam em Le Morne.









. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails