2 de dez. de 2015

Maravilhas do mundo - A Mina de Sal de Realmonte, na Sicília

Na costa sul da Sicília, a maior ilha do Mar Mediterrâneo, fica a cidade de Realmonte, onde há uma enorme mina de sal subterrânea com túneis que se prolonga por 25 km cerca de 100 metros abaixo do solo. 

As paredes da mina de sal são naturalmente adornadas com faixas de rochas coloridas escuras e claras dispostas em círculos concêntricos e listras alternadas. 

Estas faixas coloridas foram formadas a aproximadamente 5 milhões de anos atrás pela deposição de sal quando a água do mar evaporava deixando grandes quantidades de sal dissolvido como precipitação.

Durante este período o Mar Mediterrâneo estava passando por um ciclo parcial ou quase completo de dessecação, que os geólogos chamam Crise de Salinidade do Mediterrâneo, também conhecido como evento Messiniano. O precursor do Estreito de Gibraltar estava fechado e o Mar Mediterrâneo estava bloqueada desde o Atlântico, resultando no aumento da salinidade da água. Por causa das condições climáticas geralmente secas, dentro de um milênio o Mediterrâneo quase secou completamente, formando uma bacia seca profunda que atingia 3 a 5 km abaixo do nível do oceano.


A temperatura à qual uma solução evapora pode afetar o tipo de sal precipitado, o que significa que um tipo diferente de sal é formado durante o inverno e outro durante o verão. 

Assim, os sais claros e escuros vistos nas paredes da mina, na verdade, representam depósitos de verão versus de inverno, respectivamente. Estes ciclos sazonais são conhecidos como varvitos no mundo geológico, e criam padrões fascinantes em muitos afloramentos no mundo inteiro. Aqui, deformação subsequente destes depósitos varvitícos resultou no afloramento extraordinário visto nas fotos da compilação.

Além de sua maravilha natural, a Mina de Sal Realmonte também contém uma igreja completa incorporada nas suas profundezas, com altar, degraus, afrescos e crucifixo, tudo meticulosamente esculpidos no próprio sal pelos mineiros. A igreja é capaz de acomodar até 800 pessoas. Todos os anos, no início de dezembro, cerimônias são realizadas na igreja subterrânea para celebrar Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros.

Realmonte é capaz de produzir cerca de 500 mil toneladas de sal por ano, desempenhando um papel importante na economia local. A estimativa é que esta região tem reservas de sal de 100 milhões de toneladas.











Fonte




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails