31 de mai. de 2012

Tradição indiana da guerra do fogo


  • Uma tradição bonita de se ver, mas totalmente perigosa

Taí uma coisa que morro de medo, isso me faz lembrar minha infância quando ia passar as férias de junho no interior de minha famía (Inhambupe - Ba), lá existia na época de São João guerra de espadas e eu ficava apavorado. Essas são tradições insanas, mas bem característica do nosso instinto. Fazer o que se o Homem gosta da sensação de perigo e de ultrapassar limites?

Conheça mais sobre esse festival e veja os vídeos: 

A cada ano o Festival de Durga Kateel Parameswari é celebrada por 8 dias, no mês de abril. Começa na noite anterior do dia de Messa Sankramana e apresenta uma série de performances temáticas, sendo a mais intrigante a de Agni Keli. Na segunda noite do festival, centenas de devotos se reúnem no templo de Durga, em Mangalore, para realizar uma tradição secular que envolve jogar e pegar folhas de palmeira em brasa. A ação de fogo atrai milhares de espectadores, que assistem como os homens empunhando tochas tentam definir um ao outro em chamas.


As regras do Agni Keli são muito simples. Os devotos que participam no combate são divididos em dois grupos e se enfrentam a uma distância de 10 - 15 metros. Armados com tochas de palhas de palmeiras, eles começam a jogar uns nos outros, tentando acertar os devotos do grupo oposto. Durante a luta do fogo sagrado, cada participante só pode fazer cinco arremessos, então todo mundo tenta ser certeiro na sua vez. Para evitar queimaduras graves, os homens apenas usam pedaços de pano enrolados em torno de sua parte inferior do corpo, que muitas vezes terminam em chamas durante o ritual de fogo. Se uma pessoa sofre qualquer queimadura, é então pulverizadas com água.

Como todos tem um número limitado de lançamentos, Agni Keli dura apenas cerca de 15 minutos, mas ao que parece é o suficiente para agradar a deusa Durga e também aos espectadores sedentos de ver alguém pegando fogo enquanto se mantêm a uma distância segura.












. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails