2 de jul. de 2012

Será que é possível aprender enquanto dorme?


  • Os mitos finalmente foram resolvidos e agora você fica sabendo a verdade


Há quem mantenha a crença de que é possível aprender, por exemplo, um idioma, enquanto está dormindo, e por fim a Ciência corroborou essa crença, mas só em parte. Neurologistas acabam de constatar que durante o sono não é possível adquirir conhecimentos, mas sim podemos reforçar os conhecimentos previamente adquiridos.

Então... se for um dos que escuta um curso de inglês durante a noites com a esperança de acordar em plano Matrix exclamando "catzo, aprendi inglês", pode esquecer, continuará sem aprender algo que não sabia. Mas surpreendentemente resulta que é possível reforçar seu conhecimento durante o sono. Aprender não, mas repassar parece que sim.


É o resultado de um trabalho realizado na Universidade Northwestern de Chicago em que deixavam que alguns estudantes de música, divididos em dois grupos, tirassem uma soneca de 90 minutos após praticar com uma nova peça musical. Um grupo ouvia mesma música enquanto dormiam, e o outro grupo ouvia outras peças musicais.

Depois da soneca comprovaram que aqueles que tinham escutado a mesma peça enquanto dormiam melhoravam na sua interpretação; os outros, não. Ao que parece na fase de sono profundo as lembranças são reforçadas, e a nível subconsciente receber estímulo de algo recém aprendido facilita dita lembrança. Ademais resulta que a audição é na prática o sentido mais facilmente estimulável durante o sono.

Concluindo: se você já conhecem algum idioma, poderá reforçá-lo ouvindo alguma gravação enquanto dorme, mas nunca poderá aprender algo novo. Não se pode ter tudo.






. . .

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails