27 de ago. de 2013

GARRAFA PORTÁTIL DEIXA A ÁGUA DO MAR POTÁVEL

  • Uma criação que promete revolucionar

Quatro estudantes da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, criaram uma garrafa especial que deixa a água do mar própria para consumo. Batizado de Puri, o recipiente concorre a um prêmio por contar com uma tecnologia que elimina o sal e outras propriedades das amostras do líquido. 

 Os nomes dos criadores da garrafa são bem difíceis: Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim – mas o sistema desenvolvido é bem fácil de ser utilizado: de acordo com os criadores da Puri, o usuário só precisa bombear um dispositivo e direcionar a água salgada para a câmara de filtragem da garrafa, responsável pela pressurização. 


Por meio do processo, o líquido é dessalinizado e enviado a uma câmara interna de armazenamento de água potável. De acordo com o grupo de estudantes, a garrafa foi criada com a intenção de ser instalada nas embarcações, garantindo o acesso à água potável em situações de risco, como naufrágios, incêndios e outros acidentes em alto mar. 


Confira o vídeo abaixo: 


 


Assim, por meio do processo batizado de osmose inversa, os usuários coletam a água salinizada no mesmo recipiente que vai filtrar o recurso. “Este é o único objeto que pode suprir a demanda de água potável dos envolvidos em um acidente em alto mar”, afirmam os estudantes. Classificada pelo site internacional Co.Exist como uma “garrafa mágica”, a Puri ainda é um protótipo, mas já concorre a um importante prêmio de design e inovação. Além de se tornar uma importante ferramenta de combate à escassez de água potável no mundo, se for comercializada, a garrafa se tornará uma ferramenta indispensável de resgate em alto mar.



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails