30 de jan. de 2016

Craco - A Cidade Abandonada

A cidade de Craco está situada no vale de Cavone, e permanece abandonada desde 1975, quando movimento sísmicos começaram a destruir as casas que pouco a pouco foram sendo abandonadas. 

Foi a consequência indesejada de uma falha geológica contra a qual não podia lutar: Craco está localizada sobre uma colina de areia e argila que não resistiria o mínimo tremor durante muito tempo. Hoje, embora as autoridades locais tenham feito tentativas para reabilitar a cidade como uma atração turística, permanece misteriosamente abandonada.

É possível percorrer suas ruas entre fachadas destruídas, mas ao mesmo tempo, admirar alguns dos casarões senhoriais, ou subir até o cume e percorrer a torre do castelo, explorar antigas igrejas e, sobretudo, observar as panorâmicas de um lugar que poderia ser o cenário de um filme de fantasmas. O povoado abandonado acentua sua aparência fantasmagórica graças a sua localização a 400 metros de altura sobre o despenhadeiro. 


Craco, com registros de assentamentos desde o ano 1276 a.C., não conseguiu chegar habitada ao terceiro milênio. Os deslizamentos de terra, que resultaram irreversíveis, converteram a cidade em uma ruína para sempre.

Craco vai se "desmoronando" eternamente a céu aberto e, enquanto isso, será uma paisagem para explorar entre aqueles lugares abandonados que, por seu silêncio e suas construções vazias, impregnam um mistério difícil de explicar e de encontrar, como amplamente demonstrado por Walter Molfese neste vídeo incrível







. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails