14 de fev. de 2011

Coisas de loiras

  • Loira burra, verdade ou mentira?

Fala-se muito que burrice é sinônimo de LOIRAS. Verdade ou mentira? Usar um estereótipo para descrever algo é certo?

A loira burra ou loura burra é um estereótipo feminino, caracterizado por uma mulher jovem e atraente, de cabelos loiros (naturais ou artificiais) que tem grande beleza física mas peca por ser exageradamente ignorante e ter pouca cultura geral. Embora sendo evidentemente racista e sexista, o uso deste estereótipo, cuja história começou só depois da Segunda Guerra Mundial, pode-se observar frequentemente no dia-a-dia contemporáneo. 

Em algumas ocasiões o termo parece restringir-se às fêmeas humanas que procuram equiparar-se às louras naturais e seus atributos como fica evidente nas expressões lusófonas loura oxigenada, loura tingida, loura de farmácia ou ainda loura de perfumaria, equivalentes às expressões anglo-saxãs peroxide blonde e bleached blonde. Os termos utilizados em relações às louras além de devassarem o forte chauvinismo machista dos anos 50, época do surgimento do estereótipo, expande seu sexismo à toda e qualquer mulher; o que denota uma grande contradição quando mulheres reforçam o estereótipo em relação à outras de seu mesmo gênero; além também de caracterizar preconceitos entre atributos próprias da raça caucasóide européia e o restante das raças e etnias mundiais, o estereótipo ainda revela forte carga de preconceito socio-econômico.


Em inglês, o termo para o estereótipo de uma mulher bonita e com pouca demonstração de inteligência é bimbo, usado tanto para loiras, quanto morenas ou ruivas. O termo estrito para louras é dumb blonde.
No Brasil, o estereótipo foi imortalizado na música Loraburra, de Gabriel Pensador. Na qual, o autor procura fazer uma crítica à mulher que se permite ser incluída no estereótipo e ainda faz um comentário explicativo em forma de rap no início da canção, dizendo que qualquer mulher de qualquer raça ou tipo de cabelo pode resvalar e se prestar à ênfase do estereótipo.

Loiras me desculpem, mas isso é uma brincadeira... não resisiti quando vi essas fotos. KKKKKKKKKKKKK

Vamos a uma copilação de fotos que mostram a "burrice das loiras".




















. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails