22 de dez. de 2011

Praga de besouros infesta cidade brasileira

  • Besouros invadem cidade, suspendem novenas e causam transtornos no Piauí


Só as imagens já me deixa aterrorizado, deve ser um verdadeiro transtorno. Parece até aquela pragas bíblicas.

Moradores de São João do Piauí (a 441 km de Teresina) estão há uma semana sofrendo com uma praga de besouros que infestou as ruas e os prédios da cidade. Até as novenas tiveram que ser suspensas na zona rural do município. Nem Igreja Matriz de São João Batista escapou.

Segundo o padre Alaércio de Carvalho Souza, a infestação dos besouros começou depois que caiu uma forte chuva, na madrugada do dia 12. Desde lá, os insetos vêm causando sérios transtornos a toda população.


“Os besouros mordem e deixam um líquido ácido, que queima como fogo. A cidade está completamente infestada deles, que, além de picar as pessoas, deixam um mau cheiro”, contou o pároco, afirmando que há uma semana vem lutando para diminuir a praga de besouros na igreja.

Os besouros que infestaram o município são chamados de besouros cascudos, têm a coloração preto com verde metálico e medem de 1 cm a 1,5 cm de comprimento.

“Recolhemos uns 10 baldes de besouros e botamos fogo em todos, mas não sei o que acontece que à noite eles minam de todos os buracos. De dia, a cidade fica um mar de besouros. A gente passa o dia varrendo e no dia seguinte mais besouros aparecem”, disse o padre.

Segundo Souza, a infestação de besouros vem atrapalhando as celebrações de novenas nas comunidades rurais, pois “fica impossível rezar com uma nuvem preta de besouros voando e nos atacando.”

“Eu nunca vi nada igual. Moro há 35 anos na cidade e nessa época é comum aparecer besouros, mas nesta quantidade eu nunca vi”, disse a aposentada Maria Fernanda da Silva, 63.

Ela contou que a preocupação maior dos moradores é com as crianças, principalmente os bebês. “Minha netinha de 4 meses de vida esta toda picada nas pernas e nos braços, mesmo a gente usando o mosquiteiro para proteger o berço. Os besouros encostam no mosquiteiro e quando ela encosta dormindo recebe a picada.”

  • Prefeitura aumenta limpeza

A Prefeitura de São João do Piauí informou ao UOL Notícias que intensificou a limpeza do município para tentar minimizar a quantidade de besouros. A Secretaria de Comunicação atribuiu a praga ao desmatamento de áreas rurais e ao lixo jogado desordenadamente em áreas públicas.

Segundo o secretário de Comunicação, Osmar Lopes Junior, a Secretaria de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente está realizando ações de orientação nos postos de saúde para a população se previna das picadas dos besouros.

“Eles não causam doenças perigosas. Causam um mal-estar pela queimadura. Nesse período de chuvas, as pessoas devem evitar jogar lixo nas ruas e esperar a coleta passar para despejar os restos. Orientamos também que usem mosquiteiros para se prevenirem das picadas”, informou.

  • Falta de predadores

Segundo a UESPI (Universidade Estadual do Piauí), a praga de besouros que infestou São João do Piauí ocorre devido a um desequilíbrio ambiental, com a deficiência de predadores naturais na cadeia biológica dos insetos.

O laboratório de biologia da UESPI explicou uma das possíveis causas é a poluição das águas do rio Piauí, que acarretou no desaparecimento dos anfíbios, que são sensíveis aos agentes poluentes.

Segundo o laboratório, a poluição faz um efeito dominó em toda a cadeia, com a escassez de girinos (filhotes de sapos) e sapos e o aumento de insetos, que estão se reproduzindo sem o controle natural.


Fonte UOL


. . . .

10 comentários:

Anônimo disse...

tudo por causa desse povo porco.

Anônimo disse...

tinha que ser nordestino de novo..no começo do post ja estava com dó,depois falaram do desmatamento e poluição do rio, nem ligo+

Anônimo disse...

Ah claro.... desmatamento e lixo na rua acontece SÓ no nordeste. Troféu Joinha pros comentários acima. E olha q eu sou do sul...

Glenn disse...

Besouros que mordem... devem ter dentes gigantes... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
A ignorância do povo é hilária...

Anônimo disse...

Como tem gente com mente pequena. Lamentável que em pleno século XXI ainda exista pessoas que pensam assim.

Vocês sim devem ser uns porcos, ou pior que isso, pra achar que a poluição dos rios está diretamente relacionada à natalidade.

Deviam censurar alguns comentários aqui.

PS: Sou de SP.

Anônimo disse...

Ah é,vocês do Sul são limpíssimos!!! =) bjo

Anônimo disse...

o rio tietê figurou anos e anos como o mais poluído do país. deve estar localizado no meio do sertão... comentários idiotas. parem de defecar pela ponta dos dedos nos comentários.

Anônimo disse...

no dia que aparecer besouro desse em sao paulo é capaz de algum paulista imbecil (não paulista em geral) ainda dizer que a culpa do besouro é ser nordestino, e não poluição, desequilibrio ou qquer coisa que aconteça em são paulo.

Anônimo disse...

Que imbecil dizer que é culpa de nordestino!!
Mas é claroo, pq só aqui tem poluição e desequilibrio ambiental, nãoo, isso não é algo que acontece em todo o mundo não, só aqui!
¬¬'
Me poupe.

Anônimo disse...

irrááá, nordestino é porco é? hummm, interessante!

Somos a região mais pobre, dizem os especialistas, não sei em que são especialistas, mas dizem isso.

Mais poluído do Brasil? Não sei não galera, já viajei para outras regiões do Brasil e garanto que o nordeste é limpíssimo, manos de corruptos, essa praga é pior que a de besouros no piauí, isso eu aposto com quem quiser rss.

Não se lixem nordestinos, somos brabos mesmo, isso causa inveja, são pouco que aguentam arrastar enxada o dia todo embaixo de um sol escaldante e quando chega a noite ainda se diverte num rala bucho, isso sim é que é gente que sabe viver na dificuldade sem nem perceber que ela está presente hehe!

Passar bem!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails