7 de jun de 2012

Riscos da maconha são 'subestimados', dizem especialistas


  • Chance de câncer para usuário diário seria a mesma de quem fuma um maço de cigarros por dia

Atenção adeptos ao "cigarrinho do diabo". Taí uma pesquisa para alertar a todos que acham que maconha é natural e não faz mal. 

Eita, que amigos meus não vão gostar de saber disso e ainda vão duvidar da pesquisa, mas não custa nada alertar. SE LIGA GALERA.

Especialistas alertam que o público perigosamente subestima os riscos de saúde ligados a fumar maconha.

A Fundação Britânica do Pulmão (BLF, na sigla em inglês) realizou um levantamento com mil adultos e constatou que um terço erroneamente acredita que a cannabis não prejudica a saúde.

E 88% pensavam incorretamente que cigarros de tabaco seriam mais prejudiciais do que os de maconha -- quando um cigarro de maconha traz os mesmos riscos de um maço de cigarros.

A BLF afirma quer a falta de consciência é "alarmante".


  • Amplamente utilizado

Os números mais recentes mostram que 30% das pessoas entre 16 e 59 anos de idade na Inglaterra e no País de Gales usaram cannabis em suas vidas.

Um novo relatório do BLF diz que há ligações científicas entre fumar maconha e a ocorrência de tuberculose, bronquite aguda e câncer de pulmão.

O uso de cannabis também tem sido associado ao aumento da possibilidade de o usuário desenvolver problemas de saúde mental, como a esquizofrenia.

Parte da razão para isso, dizem os especialistas, é que as pessoas, ao fumar maconha, fazem inalações mais profundas e mantêm a fumaça por mais tempo do que quando fumam cigarros de tabaco.

Isso significa que alguém fumando um cigarro de maconha traga quatro vezes mais alcatrão do que com um cigarro de tabaco, e cinco vezes mais monóxido de carbono, diz a BLF.

A pesquisa descobriu que particularmente os jovens desconhecem os riscos.

  • 'Campanha pública'

Quase 40% dos entrevistados com até 35 anos de idade -- a faixa etária mais propensa a ter fumado cannabis -- acreditam que maconha não é prejudicial.

No entanto, cada cigarro de cannabis aumenta suas chances de desenvolver câncer de pulmão para o equivalente aos riscos de quem fuma um pacote inteiro de 20 cigarros de tabaco, a BLF advertiu.

A chefe-executiva da BLF, Helena Shovelton, disse: "É alarmante que, enquanto pesquisas continuam a revelar as múltiplas consequências para a saúde do uso de maconha, ainda há uma perigosa falta de sensibilização do público sobre o quão prejudicial esta droga pode ser".

"Este não é um problema de nicho -- a cannabis é uma das drogas recreativas mais utilizadas no Reino Unido, já que quase um terço da população afirma ter provado".

"Precisamos, portanto, de uma campanha de saúde pública -- à semelhança das que têm ajudado a aumentar a conscientização sobre os perigos de se comer alimentos gordurosos ou fumar tabaco -- para finalmente acabar com o mito de que fumar maconha é de algum modo um passatempo seguro.'

O relatório do BLF recomenda a adoção de um programa de educação pública para aumentar a conscientização do impacto de fumar maconha e um maior investimento na pesquisa sobre as consequências para a saúde de seu uso.


Fonte BBC



. . .

5 comentários:

Anônimo disse...

É agora me conte contas pessoas morreram de cancer causado pela maconha ? Quantas pessoas morreram ate hj por fumar maconha ? aff

Anônimo disse...

É a velha campanha da mídia: "não fumem nada, faz mal, dá câncer, incomoda os outros, etc. Mas continuem enchendo a cara de cerveja! Olhem nossas propagandas bem humoradas e cheia de mulheres de biquini. Bebam! Bebam, e não fumem!

Bertolucci disse...

Fico impressionado como as pessoas gostam de negar (o que é óbvio) quando se fala da droga que ele usa. Maconha faz mal sim, assim como cigarro, bebida, etc.

Essa conversa de que: a mídia é contra o fuma e só divulga a bebida; quantas pessoas vc viu morrer de câncer por causa da maconha, etc, etc, etc

Fato:

Cigarro mata.
Bebida causa doenças corporais e psiquiátricas.
Maconha também causa problemas psiquiátricos e destrói o cérebro.

Agora, quer usar, use, mas não tente negar para vc e para os outros que não faz mal.

Eu fumo e bebo e sei dos riscos que os dois causam, afinal sou hipertenso por causa do cigarro e dos exageros, mas nunca neguei que estou tomando DROGAS.

SE LIGA, ISSO AQUI FOI POSTADO PARA ALERTAR E NÃO PARA QUERER FAZER VOCÊ LARGAR SUA DROGA. SE FIZER, MELHOR PARA SUA SAÚDE, MAS ISSO É UMA DECISÃO SUA, SOMENTE SUA.


EDITOR DA MIB

Lucas disse...

meu nda a ver, se isso fosse verdade hj haveria relatos de pessoas q morreu por te fumado maconha, não exite relatos disso, pra mim isso é tudo imbromação da midia pros paises n legalizarem

xamanai disse...

é foda hein, estudos e mais estudos, foda - se os estudos, fumo, vou fumar pra sempre, se vocês ficarem esperando por resultado de estudos, daqui a pouco a gente não vai poder nem respirar porquê estudos dizem que faz mal, vocês podiam reparar um pouco nos acontecimentos reais? o mundo inteiro fuma, qualquer pessoa que você passa na rua ja fumou um baseado, aí você se pergunta, quantas pessoas morreram por fumar maconha? Quantas pessoas tiveram consequências por fumar na juventude? Maconha em si, faz menos mal que muita coisa que você come ou bebe em uma festinha de familia, Fiquem na paz, fumem maconha!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails