11 de nov. de 2012

As Pontes Vivas De Cherapunji


  • A inteligência humana aliada a força da natureza

Cherapunji é conhecido por ser o local do planeta com o maior nível de precipitação, uma média anual de 11.430 mm. Porém não é apenas este facto que torna a vila do nordeste indiano célebre, pois ela é igualmente famosa pelas suas pontes vivas…

As chamadas “Pontes Vivas De Cherapunji” são basicamente pontes feitas de raízes de árvore-borracha cujo crescimento é manipulado para ajudar a reforçar as pontes e consequentemente dar-lhes uma vida própria. Habilmente os habitantes de Cherapunji utilizam as raízes secundárias para criarem este género de extensões das árvores…

O processo de construção de uma destas pontes é lento, pode demorar até 15 anos até que estejam completamente funcionais. Apesar disso, o grande tempo de espera é compensado pela sua consistência e força. Uma ponte de raízes em Cherapunji pode suportar o peso de mais de 50 pessoas ao mesmo tempo…é obra…

Outra particularidade interessante é que as raízes estão sempre em crescimento, o que faz com que a ponte se torne mais forte com o passar do tempo e não mais fraca como qualquer ponte convencional. Acredita-se que algumas das pontes de raízes utilizadas pelos habitantes de Cherapunji têm mais de 500 anos de idade e ainda vão durar muitos mais…














. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails