31 de out. de 2012

Eremitas bielorrussos vivem há 20 anos sem gás, eletricidade e água encanada


  • Caso aconteça o tão "fim do mundo", quem sobrar vai ter que se virar mais ou menos como eles

O blog bielorusso Realt  publicou ontem uma interessante galeria de fotos que mostra uma família de eremitas que pouco ou nada sabem da crise econômica no mundo e em seu país; só veem pessoas raramente uma vez por mês no inverno e que moram em uma pequena barraca coberta por folhas secas, não sabem o que é eletricidade, água encanada ou gás. Mas, a sua maneira medieval de vida, ao que parece, não deixam de ser felizes.

A história toda começou quando Tamara e Yury Boiko, os agricultores eremitas, há duas décadas, decidiram criar uma empresa familiar que foi à falência. Perdeu um apartamento, uma boa casa, enfim, tudo. Seu único refúgio era a sua terrinha no distante no meio do mato no distrito de Rossony. Ali chegaram com apenas um quilo de farinha, um monte de pregos, um martelo enferrujado, machado e devagar construíram seu novo mundo, do qual não abrem mão de forma alguma.


Olhando as fotos a gente percebe como o ser humano se adéqua a qualquer situação e como nossos antepassados passavam distante da higiene, a casa que moram parece em verdade um chiqueiro, que eles chamam de lar e que os mantém aquecidos na época de frio.

A garota que aparece nas fotos é neta dos eremitas que está passando férias na casa dos avós. Sua mãe foi morar ali quando tinha 16 anos e evidentemente não aguentou a vida e mudou-se para a aldeia mais próxima onde arrumou um emprego, se casou e não gosta muito de visitar os pais.

Yuri mantém um canteiro de morangos só para a neta e se lamenta que a floresta já não é mais a mesmo, diz que a causa é o aquecimento global, já não consegue colher bons cogumelos como antigamente. Ele não sabe o número de animais que tem hoje: !...patos, gansos, perus, galinhas, duas vacas... talvez 20", diz. Ele conta que não tem tempo para realizar a contabilidade, pois trabalhar de manhã à noite.

Perguntado se alguém lhe oferecesse um apartamento de três quartos no centro da cidade, ele responde?

- "Claro que não. Eu moro aqui pacificamente, sou meu próprio patrão, ninguém me enche o saco. Por que eu preciso de um apartamento?", ri Yuri.
























. . .

2 comentários:

Anônimo disse...

Se eles são felizes, tudo bem. Pra mim, parecem mais uns favelados. Conforto é bom e eu batalho pra isso. Cada um no seu quadrado.

Anônimo disse...

Grande coisa...rsrsr meus avos viviam num sitio em minas e nao tinha eletricidade nem agua encanada.... mas a casa era mil vezes mais bonita e limpinha q essa maloka....rsrsrsr my avós wins

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails