27 de fev. de 2013

A arte de pintar com os DEDOS


  • A artista Iris Scott impressiona com sua obra

Um trabalho sensacional que merece ser visto por todos. Usando um par de luvas de látex para evitar uma possível irritação por intoxicação, ela mergulha os dedos na tinta colorida e mexe vigorosamente na tela para criar  uma obra de arte surpreendente.

- "Eu vejo o mundo através de óculos coloridos pintado com os dedos. Pinto o que vejo. Pinturas digitais estão ocultas em todos os lugares, às vezes noto uma quando estou andando pela calçada ou simplesmente descansando em uma sala de estar. Assim procuro as relações de cores e formas intrigantes".

A jovem artista descobriu esta técnica de pintura engenhosa enquanto fazia um retiro artístico relaxante em Taiwan. Ela estava exercitando suas técnicas de pintura em um quarto com ar-condicionado, quando percebeu que precisava limpar os pincéis antes de mudar para cores mais brilhantes. Mas ao pensar que seria necessário sair do quarto e enfrentar as altas temperaturas do lado de fora, simplesmente deixou os pincéis de lado e começou a usar os dedos.

- "Logo após umas 10 dedadas na tela eu já sabia que passaria o resto da minha vida fazendo pinturas de dedo a óleo", diz Iris sobre primeira experiência de pintura a dedo.


Agora Iris é uma mestra nesta técnica, capaz de redemoinhar os dedos sobre a tela para criar retratos detalhados ou paisagens maravilhosas cheias de movimento texturizado. Embora o processo de pintura em si pareça muito simples, a artista diz que exige muita preparação: conhecimento de desenho e fotografia são fundamentais. Às vezes, uma fotografia é motivo de inspiração e em outras ela só começa a esboçar e desenvolver uma composição sem saber ao certo o que vai fazer.

À noite, antes de um dia de pintura, ela estica a tela com a mão, cobre com um base e deixa secando no estúdio para que possa usar na manhã seguinte. Uma vez que o traçado básico é feito, ela pinta por cerca de 12 horas seguidas, em média. Pode parecer muito, mas Íris diz que o tempo passa de forma diferente quando está fazendo arte.





















Site da artista



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails