16 de mar de 2013

Com fauna e flora raras, conjunto de ilhas tem cenário 'de outro planeta'


  • Arquipélago de Socotra, no Oceano Índico, atrai adeptos do ecoturismo

Um lugar que parece outro planeta. Assim costuma ser definido o arquipélago de Socotra, conjunto de quatro ilhas localizado no noroeste do Oceano Índico, a 250 km da costa africana.

Pertencente ao Iêmen, Socotra tem uma paisagem única, com vários animais e vegetais que só vivem por lá: 37% de suas 825 espécies de plantas, 90% dos répteis e 95% dos caracóis terrestres não existem em nenhuma outra parte do mundo.

A região também tem praias de areia branca e mar azul e uma rica biodiversidade marinha, com centenas de espécies de peixes, corais, lagostas, camarões e caranguejos.

Essas características atraem às ilhas principalmente visitantes aventureiros e adeptos do ecoturismo.

  • 'Galápagos'

Árvore sangue de dragão
Socotra está entre os patrimônios mundiais da Unesco e é classificada pela entidade com um lugar “excepcional pela grande riqueza e pela diversidade de sua flora e sua fauna”.

Há também quem conheça o local como as "Galápagos do Oceano Índico", em referência às ilhas equatorianas com grande biodiversidade.

Um dos atrativos naturais que mais chamam a atenção dos visitantes é a árvore sangue de dragão (Dracaena Cinnabara), que tem um estranho formato que lembra um cogumelo.

As atividades oferecidas pelas agências de turismo locais incluem trekking, mergulho, passeios de barco ou de veículo 4 x 4, paraquedismo, observação de pássaros raros e de golfinhos e baleias.







. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails