8 de mai de 2013

Estudantes criam máscaras que dão visão e audição de 'super-homem'


  • Primeiro protótipo transmite som sem ruídos do ambiente

Só penso nos curiosos que vão querer ouvir conversas dos vizinhos ou, até mesmo, suas relações sexuais.

Um grupo de estudantes da universidade Royal College of Art, de Londres, criou duas máscaras capazes de dar visão e audição de super-homem ao usuário. 

Os aparelhos permitem ajustar o som e as imagens da mesma forma que controlamos essas funções na TV. Chamadas “Eidos”, as máscaras foram desenvolvidas para melhorar a percepção sensorial do usuário.

O primeiro protótipo cobre as orelhas, a boca e o nariz do usuário. Um microfone direcional capta o áudio e o transmite para um software, que “limpa” os ruídos. O som então é repassado ao usuário, que consegue ouvi-lo isoladamente, sem o barulho do ambiente. Conforme o site “Mashable”, é possível ouvir claramente o que uma pessoa fala em uma multidão, sem escutar o ruído do lugar.


O segundo protótipo é usado nos olhos do usuário como óculos futuristas. Uma câmera captura o vídeo e o envia para um computador, que aplica diversos efeitos especiais às imagens em tempo real. Depois, elas são enviadas de volta ao usuário.

Conforme os estudantes, as máscaras podem ser usadas em áreas onde o áudio ao vivo e a análise de vídeo são muito importantes. 

“As máscaras Eidos podem ser usadas para melhorar ou aperfeiçoar sinais sensoriais enfraquecidos pelo envelhecimento ou por alguma deficiência”, dizem os estudantes. “Elas nos permitem destacar detalhes antes invisíveis ou inaudíveis”.









. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails