- Sensacional como a natureza acha meios incríveis para se defender
A seção de Ciências do jornal espanhol ABC publicou recentemente uma compilação de imagens de flores que, para capturar suas presas ou afastar seus predadores, adquirem formas bastante insólitas, disfarçando-se de animais ou minerais. Aqui estão algumas delas:
- A orquídea Pato Voador
Uma das mais de 25 mil espécies da família das orquídeas. Cresce na Austrália e seu nome científico é Caleana Major. Mede dois centímetros, com diversos brotos no mesmo talo. Se parece com um patinho em pleno voo.
- Flor do Espírito Santo
Considerada símbolo do Panamá, a Flor do Espírito Santo se assemelha à imagem da pomba eucarística. Seu nome cientifico é Peristeria elata e, atualmente, se encontra em risco de extinção.
- A orquídea Abelha
Essa flor da espécie das orquídeas, cujo nome cientifico é Ophrys speculum, tem uma aparência incrivelmente parecida a de uma abelha chamada Campsosolia ciliata, confundindo ate os machos da espécie que vão de flor em flor em busca de uma fêmea de verdade. Dessa forma, a orquídea se aproveita dos insetos, que trazem o pólen em troca de nada. Por esse caráter “aproveitador”, a flor também é conhecida como “espelho de Vênus”.
- Planta Pedra
A Lithops, um tipo de cactos africano com forma de pedra, adotou uma estratégia bastante eficaz para evitar ser devorada por animais: a forma de uma pedra. São conhecidas também como pedras vivas, ou pedra flor.
- Orquídea Cara de Macaco
Para mim a mais sensacional de todas.
Essa orquídea pertence ao gênero Drácula, e também pode ser chamada drácula símia. Sua forma se parece com a cara de um macaco. Elas podem ser encontradas em abundância no Equador, onde florescem a 2.000 metros de altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário