7 de set de 2014

Ritual indonésio consiste em desenterrar os mortos, limpá-los e vesti-los

As famílias nas aldeias de Toraja, em Sulawesi do Sul, possuem um ritual que pode parecer muito estranho aos nossos olhos, apesar de extremamente normal para eles: desenterrar os mortos, limpá-los e vesti-los com roupas totalmente novas para que eles sejam carregados pelos familiares do local de morte até a casa em que viviam.

O ritual é conhecido como MaiNene, ou “A Cerimônia de Limpeza de Corpos”, e ocorre sempre no mês de agosto, sendo que todos os mortos são exumados, sejam idosos ou crianças. Os corpos são limpos e arrumados com novas roupas, até serem levados de seu local original de morte pelos próprios familiares.

  • O regresso dos espíritos ao lar

Os caixões ou túmulos que estão danificados são então restaurados, de modo que possam ser utilizados novamente. De acordo com as crenças do povo de Toraja, os espíritos dos mortos precisam retornar à vila de origem. Por exemplo, se uma pessoa morresse em alguma viagem próxima, os familiares teoricamente devem pegar o corpo, limpá-lo e vesti-lo, e acompanhá-lo desde o local da morte até a casa do falecido.


No passado, esse foi um fator bastante limitador para o povo de Toraja, já que as pessoas não queriam sair das aldeias. Eles tinham medo por achar que se morressem em algum lugar longe demais, os familiares não poderiam levá-los para casa depois de mortos. Hoje, apesar de o ritual não ser mais tão popular, ele é preservado e ocorre anualmente em Toraja. Veja algumas imagens:














. . .

2 comentários:

Voutrin Pirata disse...

não achei a opção curtir do face book

Voutrin Pirata disse...

agora achei hehe...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails