17 de abr. de 2016

O cemitério de Manila, vive mortos e vivos

  • Conhecido como a “Beverly Hills dos mortos”, está cheio de luxuosas mansões

A morte não é o fim para o estilo de vida luxuoso de alguns dos residentes chineses ricos de Manila, capital das Filipinas. Eles são enterrados por seus entes queridos em um cemitério gigantesco conhecido como o Cemitério Chinês de Manila. Este lugar tem o estilo e o tamanho de um pequeno condomínio residencial de luxo, com muitos túmulos que em realidade são mansões luxuosas com todas as comodidades modernas incluídas!

Os mausoléus enormes que revestem ambos os lados da rua de duas vias dentro do cemitério estão equipados com instalações que a maioria dos mortais só podem sonhar.

Eles têm cozinhas totalmente funcionais e banheiros com acessórios de luxo e metais revestidos de ouro e quartos para a visita de parentes. Alguns destes locais têm mesmo residentes em tempo integral que não veem nenhum problema em compartilhar seu espaço com os mortos.

O cemitério não convencional foi estabelecido pela primeira vez pela comunidade comercial chinesa em Manila quando colonos espanhóis impediram que eles utilizassem os cemitérios católicos.





Eles foram forçados a encontrar o seu próprio espaço para enterrar os seus mortos, e parece que realmente personalizaram tudo ao seu gosto, certificando-se de que seus entes queridos se sentiam confortáveis mesmo na "vida" após a morte.

A extravagância do cemitério é creditada para refletir o grande respeito que os chineses têm por seus familiares que já partiram; eles acreditam que as almas dos mortos vivem em outro mundo e suas sepulturas supostamente são suas casas na Terra.

Então, se uma família pode pagar, ela não vai economizar para construir belas casas pós-vida que podem ter até três andares de altura. Curiosamente, as crianças não são enterrados no cemitério chinês. Todas são cremadas e as cinzas são colocadas em um prédio especial dentro do condomínio cemiterial.

Mas, aparentemente, o Cemitério Chinês de Manila nunca foi concebido para ser tão luxuoso. Nicky Chen, do blog Behind the Story visitou o local e descobriu as normas originais do cemitério que estão esculpidas em pedra.

Algumas delas afirmam que "os ricos devem ser frugais e simples em seu enterro, e o enterro deve estar em conformidade com as tradições chinesas" e o "o desenho da sepultura deve ser simples e digna" . A julgar pela aparência atual do lugar, as pessoas claramente esqueceram tudo isso.




Dada a forma como estas casas-túmulo são confortáveis e luxuosas não é surpreendente que muitos parentes que visitam fiquem morando lá permanentemente. Na verdade, alguns moradores do Cemitério Chinês afirmam que já estão lá desde o seu nascimento.

Todas as comodidades modernas estão disponíveis, incluindo eletricidade, água, drenagem, linhas de telefone, conectividade celular, wifi e até mesmo um restaurante local.

O Cemitério chinês é agora uma atração turística popular na cidade, com guias profissionais. Por 200 pesos (15 reais), você pode fazer um tour completo pelo excêntrico bairro habitado tanto por mortos como por vivos.





Os visitantes mais aventureiros podem optar por alugar uma bicicleta e explorar o local por conta própria.

Ao longo dos anos, as autoridades da cidade fizeram tentativas de remanejar as pessoas para fora do cemitério e proporcionar-lhes opções de alojamento, mas várias dessas famílias reassentadas preferiram voltar para suas casas dentro de mausoléus do cemitério.





Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails