28 de nov. de 2010

A Arte Bonsai

  • Afinal o que é a arte bonsai? 

A arte bonsai surgiu na china à alguns milhares de anos (não se sabe exatamente quando), mas desenvolveu-se principalmente no Japão, onde atingiu a sua maturidade e onde nasceram os principais estilos de cultivo que hoje conhecemos.

Bonsai é um termo japonês (que só existe no singular) composto por duas palavras "bon" que significa recipiente pouco profundo, e "sai" que significa plantar. Na sua tradução literal bonsai significa "plantar árvore em bandeja", ou "recipiente pouco profundo" de forma a que se assemelhe com as árvores na natureza. Mas Bonsai é na realidade muito mais que isso, bonsai envolve um componente artístico e necessita de determinados cuidados diários (quase rituais), diferenciando-o de uma simples árvore envasada.

A arte bonsai distingue-se das outras artes por introduzir uma quarta dimensão, sendo essa dimensão extra que torna o bonsai numa arte viciante e completa, essa quarta dimensão é a "vida", enquanto que nas outras artes se atua sobre elementos inanimados, na arte bonsai atua-se sobre um elemento vivo. Também devido à quarta dimensão, um bonsai é considerado uma arte em permanente transformação. Enquanto nas outras artes (escultura, pintura, etc.) os artistas em determinado momento dão por terminada a sua obra, o bonsaísta continua permanentemente a atuar na sua obra através da poda, rega, etc., nunca se podendo dizer que um bonsai se encontra acabado, podendo, no máximo, ter atingido a sua maturidade necessitando apenas de cuidados de manutenção.

Os vários aspectos ligados aos bonsai desde a sua componente da quarta dimensão à sua necessidade de um acompanhamento diário devido às regas, poda, verificação de doenças e pragas e outros rituais, fazem da arte bonsai uma das artes mais completas do mundo satisfazendo por completo o bonsaísta.

Uma Arte para Todos

A bonsai é uma arte ao alcance de todos. Ao contrário do que algumas pessoas pensam e outras afirmam, para se ser bonsaísta não é necessário que se saiba dominar inteiramente as várias técnicas da arte bonsai, para se conseguir bons resultados apenas é necessário alguma dedicação e empenho, não sendo necessário vários anos de prática em bonsai para se atingir um nível razoável.

Na realidade a arte bonsai tem vários níveis de satisfação. 

Enquanto que uma pessoa pode se satisfazer completamente com um ou dois bonsai, outras necessitaram de uma grande coleção de bonsai para se satisfazerem, havendo também pessoas que se sentirão satisfeitas com bonsai artisticamente menos rigorosos, enquanto que outras só se sentirão satisfeitas pelos seus bonsai, se estes cumprirem todas as regras artísticas dos bonsai.

Adoro Bonsai, acho o trabalho incrível e tenho um em casa.







Gostou? Então saiba mais em BONSAI BRASIL

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails