12/07/2011

Grandes Naufrágios

  • Confira fotos de alguns naufrágios

Taurus - Recife - Brasil
As Nações Unidas estimam que existem mais de 3.000 mil naufrágios no fundo do oceano [Fonte: Wikipedia]. Estas embarcações outrora poderoso, ambos afundados e encalhada, são um lembrete assustador de que nada dura para sempre.

Estes belos navios utilizados para governar os mares com suas viajaram, agora, servem como uma janela para o nosso passado.






1. Fuerteventura, Ilhas Canárias


Causas habituais de naufrágios

As causas podem ser muito variadas, mas a mais comum são os efeitos de más condições atmosféricas (tempestades) ou o efeito deliberado das guerras. Um barco que encalhe na costa não é considerado como vítima de naufrágio enquanto permanece no local, até ser dado como perda total pelos donos ou pelas companhias de seguros. Os lugares de naufrágios são muitas vezes motivo de atração turística como é o caso do SS America Star frente a Fuerteventura nas Ilhas Canárias, o naufrágio do Napo na costa do Chile ou o SMS Dresden na ilha Juan Fernandez (Chile). No entanto, o naufrágio trágico do RMS Titanic (por colisão, em 1912) é o mais célebre da história recente.

2. Gytheio, Grécia



Causas diretas

Via aquática: Perfuração do casco, o que permite a entrada de água na parte submersa.
Instabilidade: Inclinação do navio até um extremo que impede que este volte a estabilizar.
Causa meteorológica: A precipitação e fenómenos meteorológicos podem provocar a instabilidade do navio, assim como causar o seu impacto contra sólidos que provocarão danos no casco, e que podem favorecer as condições para as causas de via aquática.
Falha de navegação: Erro de origem humana ou tecnológica que possibilita a colisão do navio contra rochas submersas (agulhas de mar), icebergs ou contra outros navios.
Danos provocados: Destruição intencional do navio, que normalmente está motivada pela existência de uma guerra ou conflito. Neste caso, os danos podem ser causados por uma variedade de motivos, desde a sabotagem até ao impacto de projécteis, mísseis e torpedos.

3. Zakynthos, Grécia


4. Oregon, Estados Unidos


5. Vila Nova de Milfontes, Portugal


6. Desconhecido


7. Woody Point, Redcliffe Peninsula, Austrália


8. Grytviken, Geórgia do Sul


9. Truk Lagoon, Micronésia


10. Grand Cayman, Cayman Islands


11. Tobermory, Ontário, Canadá


12. Truk Lagoon, Micronésia


13. Batumi, na Geórgia


14. Cairnbulg Point, Reino Unido


15. Itália


16. Mar del Plata, Argentina


17. Grytviken, Geórgia do Sul


18. Mo'ynoq, Uzbequistão


19. Mar Vermelho


20. Tromso, na Noruega


21. Lakonia Peloponeso, Grécia


22. Fraser Island, Austrália


23. Amorgos Island, Grécia


24. Baie-Saint-Paul, Quebec, Canadá


25. Titanic



. . . .

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails