27 de fev. de 2012

O maior ovo (proporcional) do mundo

  • Essa ave é realmente diferente e incrível com seu ovo gigante

O maior ovo do mundo é o de avestruz, certo? Sim e não. Quando o assunto é proporção, ele é justamente o menor. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, o simpático kiwi, pássaro símbolo da Nova Zelândia, é o dono do recorde.

Do tamanho de uma galinha comum, o kiwi bota um ovo seis vezes maior do que o normal, para uma ave do seu porte. É tão grande, que chega a se tornar 20% do peso corporal da mãe durante a gestação. Para se ter uma idéia, nos humanos a porcentagem é de 5%.


O ovo do kiwi não é somente o maior, mas também o que possui a maior gema (cerca de 65%) e isto é uma grande vantagem. A gema é nutritiva e continua a sustentar os filhotes durante a primeira semana de vida. Para a mãe, é um período importante em que não precisa se preocupar com a prole, pois ela fica sem se alimentar de 2 a 3 dias até conseguir botar o enorme ovo.


Ainda não se sabe porque o kiwi bota um ovo tão grande, mas a teoria mais aceita é a de que, no passado, o pássaro já foi muito maior e encolheu com o tempo, e seu ovo, não. Se estiver certa, o ancestral do kiwi seria mais ou menos do tamanho de um casuário.


Fiquei impressionado com essa ave, fico imaginando ela colocando esse ovão para fora, coitada, deve ser um ato doloroso demais.





. . .

7 comentários:

Andre Voorhees disse...

haja xana

AndrePalmaFotografia disse...

Que dó,que dó!!!!!

Anônimo disse...

A teoria não tem sentido, essa de diminuir e o ovo não, não tem sentido, o que faria sentido é que, botando um ovo grande, o filhote já nasce grande, não muito diferente do tamanho do adulto, isso pode torná-lo menos vulnerável e menos dependente da mãe, pode ser também um fato que ajude na agilização da reprodução, um filhote que nasce grande provavelmente não levará muito tempo para atingir a maturidade, se reproduz mais rápido.

To louco! disse...

Ai minha "CLOACA"! haja "ANUS"!!! kkkkk!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Concordo com a opinião do anônimo que diz que o tamanho pode ser pra não deixar o filhote tão vulnerável.Mas o que dizer do Kakapo, um papagaio da mesma região (Nova Zelândia) que é tão grande que nem pode voar, e ainda tem hábitos noturnos ?

apertadinho! disse...

De todas as criaturas, este é o que foi condenado a cagar um ovo gigante, e "EXPINAFRAR O ROSCÓFE"! coitado, haja cú...

Unknown disse...

Você mesmo reapodeu a sua resposta!Tá louco tio?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails