24 de abr. de 2012

Vai faltar chocolate no mundo


  • Daqui a 10 anos as plantações de cacau não serão suficientes para satisfazer a demanda por chocolate

As TPMs das mulheres vão ficar muito complicadas sem o chocolate. Não consigo ver o mundo sem chocolate. OH MY GOD!!! Isso é uma péssima notícia.

Você está devorando os ovos que ganhou na páscoa? Talvez queira guardar um pouco de chocolate para o futuro. 

É que, segundo o especialista em agricultura David Guest, da Universidade de Sidney, se os métodos de cultivo do cacau não se modernizarem, poderemos passar por uma crise de chocolate. Isso mesmo: daqui a 10 anos não será fácil encontrar o doce nos mercados. 

De acordo com Guest, para suprir a demanda de economias ascendentes, como a China, a produção mundial de cacau precisa aumentar cerca de 25% até 2020. Isso significa produzir um milhão de toneladas a mais por ano (atualmente, são colhidas 3,6 milhões de toneladas anualmente).


Ao mesmo tempo, agricultores que trabalham com o produto muitas vezes não têm acesso a tecnologias que aumentem o ritmo da produção. Além disso, as áreas onde o fruto é cultivado, no oeste da África, na América do Sul e no Sudeste da Ásia, seriam mais vulneráveis à ameaça das mudanças climáticas e às pestes que podem afetar as plantações.

Guest, em pessoa, já viajou para zonas produtoras para ensinar agricultores a escolher melhor sementes e divulgar métodos mais sustentáveis de produção. Mas alerta: se os produtores não tiverem acesso a novas tecnologias, o chocolate ficará cada vez mais raro – e caro. 





. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails