24 de abr. de 2012

Celular começa a ser usado como cartão de crédito no Reino Unido

  • O novo método pode significar o fim do cartão de crédito tradicional

Uma ideia interessante que pode funcionar muito bem.

Os clientes do banco britânico Barclays já não precisam mais procurar por moedas ou notas de dinheiro quando quiserem comprar algo nas lojas, graças a um novo serviço que permite que a pessoa utilize apenas o celular para pagar despesas de até 15 libras (R$ 45). 

Os defensores da tecnologia, chamada de PayTag, já defendem que, em cinco anos, não existirá mais pagamentos com cartão de crédito tradicionais e você só precisará sair de casa com o celular em mãos. 

A tecnologia é bem simples: uma etiqueta adesiva – três vezes menor do que um cartão de crédito – para ser colada no celular. Para fazer o pagamento, tudo o que a pessoa precisa fazer é aproximar o celular do produto e o chip acoplado à etiqueta vai se encarregar de ler a mensagem, comunicar ao banco e confirmar a compra. Tudo sem que o usuário precise se quer digitar uma senha. 


E para espantar desconfianças, o banco garante que o sistema é extremamente protegido contra fraudes e já está despertando atenção de outros bancos. Um número crescente de varejistas também já estão aceitando a nova forma de pagamento, entre eles o McDonalds e a rede de supermercados Tesco. A empresa prevê que até o final de 2012, o PayTag será aceito em mais de 150 mil estabelecimentos no Reino Unido. 

Um sistema semelhante é utilizado no Japão desde 2004 e funciona muito bem. Agora, a expectativa é que uma vez consolidada pelo Reino Unido, essa tecnologia se espalhe para outros países. 

De acordo com o diretor executivo da Barclays, David Chan, o celular já virou item de extrema importância e, por isso, o banco pensou em maneiras de usa-lo para facilitar a vida. “Nossa expectativa é de que até 2016, as pessoas possam deixar as carteiras em casa e utilizar o celular como uma espécie de carteira digital”, disse Chan ao Daily Mail. 





. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails