20 de jan. de 2013

Coisas que provavelmente não sabia sobre a higiene de seus dentes


Achei essas informações e são de extrema importância para nossa saúde, então está compartilhada.


  1. Manter uma correta higiene dental é bem mais importante do que cremos geralmente. E não só devemos aspirar a ter os dentes brancos como pérolas: o esmalte dental é translúcido, de modo que os dentes adquirem a cor da dentina, substância dura amarelada que se encontra em seu interior. O uso excessivo de produtos branqueadores também pode eliminar a camada de esmalte protetor.
  2. A cor dos dentes pode indicar-nos muitas coisas do que acontece em nosso corpo. Podem ser amarelo escuro (delata que fumamos ou tomamos muito café), esverdeado (excessiva exposição a metais), alaranjado (excessiva inalação de ácido crômico), marrom (exposição excessiva a uma solução de iodo, bem como passar muito tempo em piscinas tratadas com cloro), cinza azulado (por tomar muita minociclina, um tipo de tetraciclina que é receitada com frequência para tratar a acne e a artrite reumatoide), etc.
  3. O fio dental é mais importante do que parece. Sua invenção é atribuída a um dentista de New Orleans do século XIX, mas encontraram o fio dental e palitos em seres humanos pré-históricos. Mais recentemente, inclusive serviu para escapar da prisão: em 1995, um preso confeccionou uma corda com fio dental que foi armazenando e escapou de um presídio da Virginia Ocidental.
  4. O fio dental não só previne as doenças das gengivas, senão também as do coração. Os que sofrem de gengivite tem duas vezes mais propensão de padecer de problemas coronários: a bactéria que se encontra na placa é uma causa importante de coágulos de sangue. Creia ou não, estes coágulos podem causar parada cardíaca ou um derrame cerebral.
  5. Tomar uma aspirina ao dia talvez proteja o coração, mas pode ser ruim para os dentes. De fato, a erosão dental pode ser um sinal de que andou exagerando e chupando ou mastigando a aspirina, em vez da engolir. Quando a aspirina dissolve na boca pode desgastar o esmalte protetor dos dentes.
  6. Os enxaguantes bucais não combatem as bactérias. Podem ser fundamentais na redução do volume da placa, mas não chegam às zonas onde existem as bactérias que só podem ser eliminadas através de uma boa escovação.
  7. Mastigar chiclete sem açúcar pode ajudar a combater as cáries, e ademais facilitam a produção de saliva, que contém cálcio e fosfato.







. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails