15 de fev. de 2013

“Chuva de aranhas” surpreende a população de Santo Antônio da Platina

  • Um vídeo que impressiona pela quantidade de aranhas
Habitantes de Santo Antônio dá Platina, uma cidade no norte do Paraná, foram testemunhas de um fenômeno natural verdadeiramente surpreendente e inesperado quando, olhando para o céu, viram dezenas de aranhas que em sua formação pareciam formar uma chuva inquietante, de imediatas associações apocalípticas e agourentas.

O vídeo que ilustra este post foi postado no passado 7 de fevereiro, e desde então tentam explicar a razão por trás deste acontecimento curioso. O mais provável seja a escassez de predadores naturais para a espécie tecedeira-sombria Anelosimus eximius e a abundância de alimentos
Apesar de estranha, o fenômeno não é tão incomum assim já que esses animais encontraram o ambiente perfeito para se reproduzir sem predadores naturais, como pequenas aves e morcegos, principais predadores das aranhas. A explicação é que as árvores frutíferas, que eram abrigo de morcegos, deram lugar a pastagens.

As fêmeas são responsáveis por tecer as teias, mas nesse período de reprodução os machos começam a tecer também suas teias para impressionar as fêmeas aumentando a área ocupada com os fios, que acaba formando um emaranhado que se estende por postes, fios de energia elétrica e árvores. No final da tarde as aranhas deixam as frestas das árvores para capturar os insetos presos nas teias.



 Fonte


. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails