4 de ago. de 2014

A Lua pode estar repleta de fósseis de dinossauros da Terra

A Terra é um lugar implacável. Vulcões entram em erupção, rios erodem a terra, continentes se rompem – é um pequeno milagre cada vez que uma criatura que viveu há milhões de anos é encontrada como fóssil.

A Lua, no entanto, está morta e sem vida; as pegadas dos astronautas serão preservadas para sempre na poeira lunar. Por isso, a Lua poderia guardar segredos da vida na Terra antiga.

Em um novo estudo, o professor de ciência do espaço Mark Burchell, da Universidade de Kent (Reino Unido), analisa se os fósseis da Terra poderiam ser encontrados intactos na Lua.

Já encontramos na Terra alguns pedaços de Marte e da Lua, resultantes de antigos impactos espaciais. Será que não conseguimos, então, encontrar partes da Terra na Lua? A grande questão, porém, é se os fósseis lançados poderiam sobreviver ao impacto.

Para isso, cientistas usaram um meteoroide falso e uma arma de gás comprimido. A New Scientist descreve o processo:


A equipe pulverizou uma rocha contendo [fósseis de diatomáceas, um tipo de alga] e, em seguida, misturou isso com água e congelou, a fim de replicar um meteoroide. Então eles dispararam o objeto em uma bolsa de água usando um canhão movido a gás. A força da arma imita o que acontece quando um impacto lança uma pedra em órbita, e a rápida desaceleração e altas pressões de bater na água simulam bater na Lua em altas velocidades.

A boa notícia é que o impacto não pulveriza completamente os fósseis. Nenhum deles sobreviveu intacto, mas eles formavam fragmentos reconhecíveis. As rochas lunares trazidas pelas missões lunares até agora não foram reconhecidas como fragmentos da Terra, mas os cientistas não as analisaram dessa forma.

Para provar essa teoria de forma mais definitiva, nós precisamos voltar à Lua. E é fascinante pensar que este satélite está cheio de pequenos pedaços da Terra, perfeitamente preservados por milhões de anos, guardando o passado do nosso planeta. 



Fonte




. . .

Um comentário:

Voutrin Pirata disse...

boa postagem valew

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails