4 de out. de 2010

Moda entre os jovens japoneses

  • A moda é uma questão de estilo? Mas, o que é estilo?

Existem diversas formas poéticas, românticas, científicas, psicológicas etc. de definir e conceituar Moda. Descartando a visão geral à palavra, ou seja, deixando de falar de Moda como sinônimo de costume, considero a Moda apenas quanto a Indumentária, quanto ao vestuário e ao reflexo dos demais aspectos culturais e sociais no mesmo.
Assim, Moda é uma relação entre o vestuário, o tempo as pessoas. Projeta o uso da roupa do cotidiano num contexto amplo, político, social, sociológico, cultural e hierárquico.

Já viu que não é fácil definir. Onde surgiu esse conceito?

O conceito de moda apareceu no final da Idade Média (século 15) e princípio da Renascença, na corte de Borgonha (atualmente parte da França), com o desenvolvimento das cidades e a organização da vida das cortes. A aproximação das pessoas na área urbana levou ao desejo de imitar: enriquecidos pelo comércio, os burgueses passaram a copiar as roupas dos nobres. Ao tentarem variar suas roupas para diferenciar-se dos burgueses, os nobres fizeram funcionar a engrenagem — os burgueses copiavam, os nobres inventavam algo novo, e assim por diante. Desde seu aparecimento, a moda trazia em si o caráter estratificador. 

Definir estilo também é complicado, mas vamos ao tema do post. Os Japoneses, ou melhor dizendo seus jovens, estão querendo a todo custo diferenciar-se dos demais, então uma explosão de "estilos" estão surgindo pelas ruas de todo país.

A MIB pesquisou e achou looks bem diferentes, provavelmente você irá achar estranho, afinal a cultura de nós ocidentais, são demasiadamente diferente das dos orientais.

Mas, garanto que vai ser uma experiência única viajar por looks tão ecléticos e diferentes.



































14 comentários:

Aninha disse...

Nem sei o que dizer. Eles têm uma cultura muito diferente da gente. Mesmo que eles estejam ficando um pouco ocidentalizados, eles são muito estranhos. Digo estranho da nossa cultura. Tem umas roupas ali que usaria, mas outras que nem morta

Jorge Wilson disse...

podem ser diferente da gente, mas são roupas estranhíssimas, algumas bizarras

Serginho disse...

eles tem um estilo diferente, cada um usa o que quer

william haddad disse...

depois os brasileiros é que são esquesitos

Nanah disse...

esquesitos acho que ninguem é.. agora esquisitos tem um tanto kkkkkk
adorei o link

mArcelo - www.audioestrada.com.br disse...

Acho que eles ousam bastante no visual, e apesar de carregarem muita informação nas suas roupas, algumas composições ficaram bem legais!

Agora, se é esquisito ou não, se é bizzarro ou não, é relativo, será que os orientais não acham um ocidental estranho no modo de se vestir também?

Quem é o esquisito da história? Nós ou eles?

Acho que ninguém, na verdade, é questão de cultura, de olhar sem preconceito e com a mente aberta pra diferenças e novidades.

Nayuta disse...

A Gothic e a Sweet Lolita estão lindas! *----*
Adora a forma dos Japoneses de se expressarem. :3
Já cansei de todo mundo usando a mesma coisa no Brasil -_-

Anônimo disse...

a diferença eh q no japao, vc usa oq quer e nao eh como o brasil q fica todo mundo na rua apontando pra vc, rindo ou zuando, entao vc nao se sente tao oprimido em usar oq bem entender

Raul disse...

Concordo com o cara ai de cima... Eu axo muito esquisito e engrassado esses EMO's (dos 2 tipos os dark´s e o coloridos) mas naum tenho esse costume de ficar rindo ou msm criticando... Cada um tem sua maneira de se expressar, Eu msm vejo como as pessoas me olham qd eu estou com meu piercign( tenho um no meio do Labio)... Axo q a maneira com correta de se dizer é q essas pessoas são diferentes e tem personalidade...

Ká disse...

O bom do Japão, é que vc pode vestir o que estiver afim que ninguém na rua te olha torto, diferente daqui.

Lembrando que alguns looks mais diferentes, são vistos mais em Tokyo, onde realmente há mais influência ocidental.

As vezes as pessoas por falta de informação, acham que em todo o japão os jovens estão se vestindo assim,rs =] que saem vestidos de cosplay em qlqr lugar,rs

Bertolucci disse...

Para a pessoa de cima, KÀ. Esses looks não são COSPLAY. Tirei as fotos de sites japoneses de moda. Você acertou em uma coisa, as fotos são de Tokyo, mas sobre os cosplay, você errou, salvo uma das últimas fotos que acrescentei que é uma mulher vestida de boneca rosa, essa sim parece "cosplay".
Só para deixar claro a postagem.

Editor da MIB

Ká disse...

Não quis dizer que as fotos do seu post são de cosplay, talvez tenha escolhido palavras erradas,rs não me leve a mal =]

O que eu quis dizer, é que ultimamente tenho visto em mtos blogs falando sobre moda do japão e acabam generalizando mto,o que passa a impressão errada p/ algumas pessoas que todo mundo sai vestido diferente q nem nessas fotos.
Que não é o caso do seu post, pois vc explicou e mto bem lá em cima (e que maioria não lê tbm,rs)

daiane disse...

O grande problema foi a mistura com o ocidente! Pois a cultura oriental e a melhor e a mais sábia que existe, pena que eles não cultivam mais tanto assim..

Anônimo disse...

Q horrorr
tem uma ali que pegou a roupa da avó
e esta tentando fazer moda --'

FAILLL total

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails