10 de jan. de 2011

Conheça como surgiram os zumbis

  • O cinema o popularizou, mas não é daí sua origem

Eles estão no cinema há décadas, já causaram terror nos vídeo games, desenhos animados, têm um desfile de rua em várias cidades do planeta e invadiram até a literatura clássica, transformando um dos clássicos de Jane Austen em "Orgulho, preconceito e zumbis"! Mas de onde surgiu a lenda desses mortos-vivos sedentos por carne humana? Por incrível que pareça, os zumbis surgiram de uma crença religiosa, o vodu haitiano. As informações são do site Life's Little Mysteries.

Os feiticeiros do vodu aparecem em histórias nas quais dão a alguma pessoa um veneno não mortal, mas que faz com que ela pareça estar morta. A vítima é então enterrada e o feiticeiro retorna e toma o poder sobre o corpo, o qual não obedece mais à vontade do dono. As histórias evoluíram e ao longo do tempo os feiticeiros passaram a reviver os mortos nesses contos.

As fábulas sobre zumbis passaram inclusive por estudos científicos. Nos anos 80, o botânico Wade Davis foi ao Haiti e afirmou ter identificado duas drogas que são capazes de entrar na corrente sanguínea e colocar alguém em um transe, agindo como um zumbi, ou pelo menos algo parecido.
O folclore haitiano ainda tem histórias de terror nas quais esses mortos-vivos seriam vistos em ruas de vilas à noite. Apesar disso, os mortos-vivos do vodu são diferentes dos zumbis que ficaram famosos na cultura popular contemporânea, principalmente por não comerem carne humana.

Um comentário:

noticias de futebol de hoje disse...

ai sim tá certinha a historia ,pensei que vc ia ramela na missão mais não por isso esse blogger é um dos melhores parabéns .

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails