14 de jan. de 2011

As 10 maiores Máfias da história

  • A Máfia são grupos envolvidos no crime organizado

A Máfia é uma organização criminosa cujas atividades estão submetidas a uma direção colegial oculta e que repousa numa estratégia de infiltração da sociedade civil e das instituições. Pode-se também falar de sistema mafioso. Os membros são chamados mafiosi (no singular: mafioso).

No geral, visam a ter o monopólio sobre as atividades ilegais como drogas, tráfico de armas, jogo, prostituição, etc, e usam da violência com a ajuda de seus membros para impor respeito e marcar território.

Eles formam uma estrutura piramidal em que há um "capo", que é o chefe de todos, e desde então a escala vai até as classes mais baixas, formadas por camelos, contratado, etc ...

A máfia tem controlado tudo desde o tráfico de drogas da esquina até os mais altos escalões do Estado. Glorificados no cinema e na televisão, perseguidos pelos órgãos de repressão ao crime, jurados de morte por seus inimigos, os mafiosos levam vidas violentas e, não raro, curtas. A máfia gira em torno de uma coisa: dinheiro. Mas os rituais secretos, as complexas regras e as emaranhadas redes de lealdade familiar exercem um papel importante na organização.


Hoje, a palavra "máfia" é empregada para se referir a praticamente qualquer organização criminosa e, em certos casos, até mesmo para descrever grupos sem qualquer ligação com o crime. Neste artigo, nós iremos nos concentrar no significado tradicional de "máfia":

O crime organizado possui uma hierarquia em que as decisões tomadas pelos membros dos escalões mais altos vão descendo lentamente até os outros integrantes da família. A máfia não é um único grupo ou gangue - ela é composta de várias famílias que por vezes se enfrentaram em cruéis e sanguinárias guerras de gangues. Em outras ocasiões elas cooperaravam entre si em busca de lucros mais vantajosos, às vezes formando até uma "comissão" com poder para tomar decisões que afetavam todas as famílias 

Na maior parte do tempo, porém, elas simplesmente concordavam em não se meterem nos negócios umas das outras.

Nomeie as 10 Máfias, em todo o mundo, com uma imagem de cada uma e em ordem decrescente de importância:

  • 10. Yardies jamaicano e britânico


  • 9. A Máfia albanesa


  • 8. A Máfia Sérvia


  • 7. A Máfia de Israel


  • 6. A Máfia mexicana


  • 5. A Yakuza (Japão)


  • 4. Tríades chinesas


  • 3. Cartéis colombianos


  • 2. La Cosa Nostra (Sicília e EUA)


  • 1. A Máfia russa


. . . .

3 comentários:

Carros disse...

Muito Interessante Post, infelizmente a sociedade está cheia de coisas erradas, muitas vezes justo onde deveria estar o certo.

MaK-PG disse...

Brasil não entra?

Bertolucci disse...

Mak-PG, Brasil não entra porque o crime organizado daqui não tem as características das grandes máfias do mundo, que tem como base primordial o envolvimento de famílias inteiras. No Brasil, o crime se desenvolve nos morros e não tem relações familiares. Por isso ela não foi inclusa.

Vide o que comentei no post:

Hoje, a palavra "máfia" é empregada para se referir a praticamente qualquer organização criminosa e, em certos casos, até mesmo para descrever grupos sem qualquer ligação com o crime. Neste artigo, nós iremos nos concentrar no significado tradicional de "máfia".


EDITOR DA MIB

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails