7 de mar. de 2011

TOP 10 - Morcegos bizarros

  • Os morcegos mais estranhos conhecidos pelo homem
Os morcegos têm dado origem a longas histórias de horror, mitos e equívocos (como a cegueira). Morcegos  são criaturas muito interessante e original. 

Os morcegos (ordem Chiroptera) são os únicos mamíferos capazes de voar, sendo divididos em morcegos propriamente ditos (subordem Microchiroptera) e raposas-voadoras (subordem Megachiroptera). Representam um quarto de toda a fauna de mamíferos do mundo. São pelo menos 1.116 espécies, que possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos, podem ter uma envergadura de cinco centímetros a dois metros, uma enorme capacidade de adaptação a quase qualquer ambiente (só não ocorrem nos pólos), e uma ampla diversidade de hábitos alimentares. 

Os morcegos tem a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina e no Sul do México. Dessa maneira, morcegos contribuem substancialmente para a estrutura e dinâmica dos ecossistemas, pois atuam como polinizadores, dispersores de sementes e predadores de insetos (incluindo pragas agrícolas). Possuem ainda o extraordinário sentido da ecolocalização (biossonar ou orientação por ecos), que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação.

Esta lista analisa dez dos mais incomuns morcegos ao redor. Se você souber de outros, não se esqueça de mencioná-los nos comentários.

  • 10. Morcego Banana
Uma espécie exclusiva no oeste do México, o morcego banana é conhecida pelo seu focinho muito longo, o mais longo de qualquer morcego (em relação ao tamanho). 

É nectarívoros, o que significa que se alimenta principalmente de néctar e é um importante polinizador em seu habitat da floresta tropical. 

Ele tem esse nome porque ele é freqüentemente encontrado em plantações de banana.




  • 9. Ghost Bat
Este morcego branco é encontrado em florestas tropicais do México ao Brasil, e também na ilha de Trinidad, no Caribe. 

É um animal solitário que passa o dia no poleiro, em uma folha de palmeira.

A noite ele voa alto e caça mariposas ou outros insetos.

  • 8. Chapin’s Bat
Este morcego é conhecido por seu estranho "penteado".

Os machos exalam um odor estranho para atrair as fêmeas durante o namoro. 

Eles são insetívoras e vivem nas florestas tropicais da África central.







  • 7. Wrinkle Faced Bat
Morcegos que se alimentam de frutas e são encontrados no México e América Central, onde são conhecidos como "Murcielago viejito" ("morcego velho") ou Murcielago zopilote ("morcego urubu"), devido ao seu rosto enrugado. 

Eles têm um grande retalho de pele que eles usam como uma máscara para cobrir seu rosto durante o sono. 

Extremamente bizarro


  • 6. Big Eared Bats
Estes morcegos se alimentam de insetos voadores e, tal como muitos outros morcegos, usam a ecolocalização usar para encontrá-los. 

Suas orelhas enormes lhes dão uma audição ainda melhor do que o menor morcego orelhudo. 

Eles pertencem a gêneros diferentes e são encontrados em muitas partes do mundo.




  • 5. Fishing Bats
Este morcego grande vive no México, América Central e América do Sul e se alimenta principalmente de peixes. 

Ele usa seus longos pés com garras para agarrar o peixe na superfície da água e, em seguida, alimenta-se dele. 

Tem um parente menor, o Menor Morcego de Pesca, que se alimenta de insetos aquáticos.



  • 4. Ghost Faced Bat
Os Morcegos fantasma são amplamente difundido no Novo Mundo, desde os EUA ao sul do Peru. 

Eles praticamente não tem narinas, têm estranhos retalhos de pele dura em seus rostos e uma testa proeminente que lhes dá uma aparência muito estranha. 

Eles se alimentam de insetos noturnos.



  • 3. Sucker Footed Bat
Este morcego, endêmico de Madagascar, tem ventosas em suas asas e tornozelos para anexar folhas de palmeira e outras superfícies lisas. 

Hoje se sabe que eles não usam a sucção, mas sim de adesão, produzindo uma substância pegajosa que age como uma espécie de cola. Mesma aderência encontrada em pererecas e salamandras.

Bem interessante e esquisito.



  • 2. Tube Nosed Fruit Bat
Encontrados nas Filipinas, o morcego nariz tubo é um animal criticamente em perigo dentre as espécies encontradas em florestas tropicais. 

Descoberto em 1984, esta espécie é conhecida pelas suas narinas tubulares estranhas e as listras nas costas (muito poucos morcegos têm listras). 

Eles se alimentam principalmente de figos e outros frutos, mas podem comer insetos.


  • 1. Hammer Headed Bat
Encontrados nas florestas tropicais da África, esse morcego grande recebe o seu nome pela sua cabeça enorme, uma forma estranha para o sexo masculino. 

A maior parte do tórax do macho é de fato uma câmara de ressonância, que lhes permite produzir as chamadas muito alta para atrair fêmeas. 

Eles se alimentam de frutas e, ocasionalmente, outros animais.

Que molequinho feio...


. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails