9 de set de 2011

As 40 mentiras mais aceitas da atualidade

  • Derrubando mitos

Existem algumas histórias que a gente aprendeu lá no passado e nem se dá conta de que, com a passagem do tempo e a descoberta de novas tecnologias, aquilo pode não corresponder mais a realidade, se tornaram meias verdades, mentiras inteiras. 

Mas, também existem as mentiras convenientes que visam lançar proveito de algum aspecto da mentira, como os Americanos muito bem sabem fazer, com seu representante-mor na pessoa de Thomas Alva Edson. Foi pensando nisso que decidimos recopilar as quarenta mentiras mais aceitas na atualidade:


1 - A centopeia têm cem patas? Ao que parece nunca encontraram um exemplar que tenha esse número exato, ainda que possa existir. De fato, a quantidade de patas varia entre 15 e 191 pares.

2 - As avestruzes não enterram sua cabeça ante o perigo. Foi o historiador romano Plinio, o primeiro viajante que viu estes animais, que criou este mito. Mas em realidade, o que fazem não é se ocultar dos intrusos, senão cavar com seus bicos os buracos que servirão de ninhos para seus ovos.

3 - Existem mais de três estados da matéria. Todos aprendemos na escola aquilo de sólido, líquido e gasoso. Mas começaram a invalidar nossas cartilhas quando os cientistas descobriram um quarto: o plasma. Atualmente há quinze estados, somando aos já conhecidos outros de nome retumbante, como perfil de ionosfera, condensado de Bose-Einstein... ainda que alguns deles só foram detectados em condições experimentais extremas.


4 - Em qual país vivem mais tigres de bengala? A Índia parece uma resposta evidente, mas não é correta. Há quase um século, na pátria de Gandhi viviam 40.000 exemplares, mas atualmente só restam 4.700. No entanto, os Estados Unidos converteu-se na nova pátria deste predador, já que uns 12.000 tigres vivem distribuídos entre os zoos públicos e privados.

5 - Marte não é vermelho. Poderia ser marrom, laranja ou amarelo, porque realmente ainda desconhecemos a autêntica cor de sua superfície. O que sim é conhecido é que o aspecto rosáceo que apresenta ao ser visto pelo telescópio se deve à acumulação de pó em sua atmosfera.

6 - Dormir rodeado de plantas não é perigoso. De noite, os vegetais consomem oxigênio e liberam anidrido carbônico, que é prejudicial para a saúde. Mas fazem-no em quantidades tão pequenas que teria que dormir rodeados de uma mata amazônica e em um local hermeticamente selada para que fosse nocivo.

7 - Graham Bell não inventou o telefone. Foi o italiano Antonio Meucci quem, em 1870, instalou um dispositivo de telecomunicações entre o sótão e o dormitório de sua casa em Nova Iorque. Ele apresentou uma solicitação de patente, mas perdeu-a ao não poder pagá-la. Finalmente, Bell se apossou do projeto e o patenteou. Pese a isso, o Congresso Americano aprovou em 2002 uma resolução que reconhecia Meucci como "pai" do telefone.

8 - O champanhe é Alemão! Ainda que atribui-se sua invenção ao monge francês Dom Perignon, o verdadeiro é que um século antes os burgúndios, um povo germano, já conheciam esta bebida. Foram eles que levaram o champanhe a França. O frei Perignon tem somente o mérito de ter refinado.

9 - Os camelos vieram da América. Nem do Saara, nem da Ásia. Os fósseis encontrados no deserto de Sonora (Arizona) demonstram que os camelídeos procedem do atual território dos EUA e que emigraram a Eurásia pelo estreito de Bering. Os primitivos camelos americanos tinham o tamanho de ovelhas e extinguiram-se há 13.000 anos, vítimas de uma glaciação.

10 - Temos menos cérebro que uma formiga. Se medimos nosso cérebro em relação a nossos respectivos tamanhos, a verdade é que este inseto nos ganha por goleada. Seu cérebro pesa só 0,3 mg, mas representa quase 6% de seu peso total, enquanto o humano, que ronda os 2 kg, equivale a 2% do total. Mas elas só têm meio milhão de neurônios e nós chegamos aos 15 bilhões.

11 - O Everest não é a montanha mais alta do mundo. O mítico cume tibetano mede "só" 8.848 m. Pouco, se comparamo-lo com o Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge no meio do Pacífico. Sobre o nível do mar sobressaem 4.205 m, mas a maior parte de sua estrutura (6.000 m) oculta-se sob a água. Por isso, sua altura total medida desde sua base submarina é de 10.205 m. Quase 2.000 mais que o Everest.

12 -Marco Polo nasceu em território croata, e não na cidade dos canais. Veio ao mundo na ilha de Korchula, que pertence a Croácia, ainda que em sua época estava ocupada por tropas a serviço de Veneza.

13 - Um dia real dura mais de 24 horas. A ciência acunhou como medida de tempo uma unidade artificial chamada dia solar médio, cuja duração, efetivamente, é sempre de 24 horas. Mas a duração do que os astrônomos chamam de um "dia solar verdadeiro" varia ao longo do ano, e pode chegar a atingir as 24 h e 4 minutos.

14 - Mozart não se chamava Amadeus. Seu autêntico nome era Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. De onde vem, então, o Amadeus? Um príncipe prussiano ficou tão impressionado pela música do jovem compositor que lhe rebatizou como Wolfgang Gottlieb (vocábulo alemão que significa "amado por Deus"). Mozart achava uma besteira e debochava-se do episódio em cartas escritas a seus amigos: "Agora tereis que me chamar Wolfgang Amadeus", tradução latina da palavra germana.

15 - As tulipas holandesas realmente são turcas. A flor nacional do país dos diques é originaria do território otomano. Foi introduzida no Ocidente em 1544 por um viajante austríaco chamado Ogier Gislain. Mas foi um jardineiro de Viena, Carolus Clusius, que levou em 1593 os primeiros bulbos desta planta a Holanda, quando foi requerido para cuidar das plantas do palácio real.

16 - Os filmes não são feitos de celuloide. Os filmes são fabricados com acetato de celulose. Este ingrediente não faz parte do celuloide, material plástico composto por nitrato de celulose e cânfora.

17 - A autêntica ponte de Londres está no Arizona. Em 1968, a London Bridge estava muito deteriorada. Mas, dado o custo da restauração, as autoridades de Londres preferiram vender ao milionário americano Robert McCulloch por vinte e cinco milhões de dólares. O magnata então transladou-a para Lake Havosu, no Arizona.

18 - Os touros não se excitam ao ver a cor vermelha. De fato, nem sequer podem distingui-la, já que estes animais são daltônicos e só são capazes de diferenciar o branco, o preto e alguns tons de cinzas. Por isso, pouco importa se a cor é amarela ou verde, porque o que realmente enfurece o animal são os movimentos que o toureiro realiza com dita capa.

19 - Papai Noel é turco. Pese a que a tradição mostre o bom velhinho com um trenó rodeado de renas e vivendo em um meio quase polar, na realidade, Nicolau de Mira, o santo no qual se baseia a lenda de Papai Noel, nasceu em Licia, na atual Turquia.

20 - A penicilina não foi descoberta por Fleming. Foi Ernest Duchesne, estudante do Instituto de Medicina Militar de Lyon. 32 anos antes de Alexander Fleming, o francês encontrou um fungo com a propriedade de matar bactérias. Infelizmente, as autoridades científicas da época não deram atenção, e sua descoberta caiu no esquecimento até que foi redescoberta pelo pesquisador britânico.

21 - A água tem cor e sabor. Unicamente a água destilada resulta completamente transparente e insípida. Mas tanto o líquido potável como o do mar têm em sua composição íons de sais que lhe conferem um tom azulado muito leve. Ademais, a presença desses sais e de gases dissolvidos nela, como o CO2, lhe conferem um sabor refrescante e quase doce.

22 - E também ferve a menos de 100ºC. Efetivamente, essa é a temperatura de ebulição da água, mas sempre que nos encontremos ao nível do mar. Quanto maior seja a altitude, essa fronteira de ebulição diminui, e em lugares altos a água ferve a uma temperatura menor. De fato, no Everest ela ferveria aos 71ºC.

23 - A receita do frango Tikka Masala é escocesa. Foi criada pelos fuzileiros escoceses que serviam na Índia e decidiram misturar um prato com frango típico daquele país com molho de tomate e nata.

24 - O álcool não mata neurônios. Foi no final do século XIX quando os movimentos de abstêmios decidiram circular a ideia de que o álcool destrói o tecido cerebral. O que é verdadeiro, mas só nos casos de alcoolismo e depois de anos de padecer a doença. Mas uma pesquisa conjunta da Universidade de Auckland e do Instituto Médico de Gotemburgo demonstrou que o consumo moderado! de álcool não produz nenhum dano neuronal.

25 - E a via Láctea teria que se chamar via alcoólica. O nome de Via Láctea vem do latim, e significa "caminho de leite", já que, segundo a mitologia grega, foi originada pelo leite surgido do peito da deusa Hera. Evidentemente, hoje sabemos que não era feita de leite, ainda que sim, em parte, de álcool, já que os astrônomos descobriram em seu interior uma gigantesca nuvem de metanol de 400 bilhões de quilômetros.

26 - O animal mais longo do mundo não é a baleia azul. Ainda que já tenham encontrado exemplares destes cetáceos que atingem os 33 m de comprimento, é superada pelo Lineus longissimus, uma espécie de verme que chega a atingir até 40 metros de comprimento.

27 - O autêntico número da besta é 616. Ou seja, se aquele seu sobrinho Damien, que parece o filho do próprio, tiver um 666 tatuado na nuca, não precisa se preocupar com nada. Porque os pesquisadores do Ashmolean Museum de Oxford voltaram a estudar os papiros de Oxirrinco, que contêm o texto original do Apocalipse, e descobriram que cometeram erros de tradução na versão que conhecemos. Entre eles, confundir o número 616, que é o que cita o apóstolo como marca do Anticristo, em vez do 666.

28 - O universo não é de cor negra. Ainda que quando o olhamos nos parece tão escuro como a noite, em 2002 dois astrônomos da Universidade Johns Hopkins, Karl Grazeburg e Ivan Baldry, compilaram uma média das cores emitidas pela luz de 200.000 galáxias. E chegaram à conclusão de que o dominante no Universo é (com muita diferença) o bege.

29 - São Patrício não era irlandês. O patrono da pátria do U2 não nasceu por lá, senão na Escócia, em 387, mas foi raptado por piratas quando era adolescente e levado a Irlanda, onde foi vendido como escravo.

30 - O Pernalonga em realidade é uma lebre. Ainda que seja conhecido como "o coelho da sorte", este personagem de desenhos da Warner pertence ao gênero Lepus, cuja principal diferença com os coelhos é que têm orelhas e olhos mais desenvolvidos. Seu criador, Tex Avery, tinha isso em mente quando o criou, já que a primeira aventura de Pernalonga intitulava-se "A lebre selvagem". Mas começou a dizer que era um coelho para esquivar um processo de outro desenhista, David Hare, quem lhe acusava de ter plagiado o personagem de seu carta "A tartaruga e a lebre".

31 - O beisebol não foi inventado nos Estados Unidos. Por mais espantoso que pareça, o berço deste esporte é Cuba. As crônicas dos primeiros marinheiros espanhóis que chegaram à ilha em 1492 relatam que viram os nativos praticar um jogo chamado "batos", que consistia em golpear uma bola de resina com uma bastão de madeira, acompanhado de uma dança chamada "areito".

32 - No maior deserto do mundo faz um frio congelante. Tendemos a identificar o deserto com calor, e pensamos que o Saara é o maior. Mas essa honra corresponde à Antártida. O Polo Sul tem uma extensão de catorze milhões de quilômetros quadrados, cuja média anual de chuva é de apenas 5 mm, em frente aos 127 mm anuais registrados no Saara.

33 - No vodu não se espetam bonecos com alfinetes. Essa prática pertence à bruxaria europeia. Na antiga Grécia os magos usavam amuletos com forma humana chamados kolossoi. O costume de fincar alfinetes neles para amaldiçoar suas vítimas foi inventado pelas bruxas medievais, segundo narrativa do rei Jaime I da Inglaterra em sua obra Demonologia (1603).

34 - O uísque foi inventado na China. Ainda que todos pensemos que foi obra dos escoceses, é uma bebida de origem oriental, trazida a Europa por um monge irlandês chamado John Cor.

35 - A saia escocesa em realidade é irlandesa. Os habitantes naturais da Escócia eram os pictos, guerreiros que pintavam seu corpo de azul. Mas, segundo o historiador Hillaire Belloc, o kilt, a tradicional saia xadrez , foi introduzida pelos escotos, outro povo emigrado da Irlanda.

36 - Aristarco de Samos adiantou-se a Copérnico. Porque este sábio grego (310-230 a.C.) foi o primeiro a sugerir que a Terra girava ao redor do Sol. Isso pode ser confirmado em um tratado intitulado De revolutionibus caelestibus.

37 - O cérebro não é cinza. Ao menos enquanto estamos vivos. Dito órgão é formado por matéria branca (uma proteína chamada mielina) e tecido cinza (que contém os neurônios); mas esses nomes são metáforas que não descrevem a autêntica cor do cérebro, que é rosáceo pela profusão de vasos sanguíneos. A falta de irrigação sanguínea faz com que se torne cinza escuro ao morrer.

39 - As ilhas Canárias devem seu nome aos cães e não a certa espécie de pássaros. Segundo o historiador Plinio o Velho, foram batizadas com esse nome (derivado do termo latino can, cão), em honra a dois mastins que os homens da Juba de Mauritânia capturaram ali, durante uma expedição no ano 40 a.C.

39 - O primeiro animal no espaço não foi a cadelinha Laika, senão uma mosca da fruta que os americanos enviaram fora de nossa órbita em um foguete V-2 capturado pelos alemães.

40 - "Se maomé não vai até a montanha, a montanha vai até maomé". Este provérbio não pertence a nenhum texto sagrado islâmico como costumeiramente é dito, na verdade faz parte de uma parábola inventada pelo filósofo britânico Francis Bacon.




. . . .

5 comentários:

Ian Amaral disse...

41- A maconha não é mais perigosa que as bebidas alcoólicas e cigarros de nicotina.
As bebidas alcoólicas ocupam o quinto lugar no ranking das drogas mais perigosas,o cigarro de nicotina ocupa o sexto lugar enquanto a maconha ocupa o décimo terceiro.

Marukosu disse...

42-a cachorra laika na verdade se chamava Kudryavka

zoraide gesteira disse...

gostei dos mais de 3 estados da materia, muito interessante!

Cire disse...

11 - O Everest não é a montanha mais alta do mundo. O mítico cume tibetano mede "só" 8.848 m. Pouco, se comparamo-lo com o Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge no meio do Pacífico. Sobre o nível do mar sobressaem 4.205 m, mas a maior parte de sua estrutura (6.000 m) oculta-se sob a água. Por isso, sua altura total medida desde sua base submarina é de 10.205 m. Quase 2.000 mais que o Everest.

Me parece estar errada essa colocação já que se esta falando da mais alta do mundo e nao da maior, mesmo o vulcão sendo maior não é o mais alto, pois nao atinge a altitude do Everest, estou certo?

Anônimo disse...

Putz... Tipooo tudo q acreditamos é mentira... Nossa q sem graça, tudo q estudamos e acreditamos quando criança até adulto tem aí como o Everest, os 3 estados da matéria, o inventor do telefone, A saia escocesa kkkk e o uísque q é Chinês e um MONGE levou p a Escócia kkk etc. Mongezinho sacana esse XD

Muito interessante, adorei.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails