4 de mar. de 2012

Viganella, o vilarejo italiano que criou seu sol

  • Uma genial ideia que mudou a vida de um vilarejo que não via o sol quase 3 meses por ano

Viganella é uma pequena vila na Itália localizada no fundo de um vale profundo, rodeada por altas montanhas por todos os lados. Isto significa que, naturalmente, a cada ano a partir de meados de novembro até início de fevereiro, a região não tem absolutamente nenhuma luz solar. 

O retorno dos raios solares lá por 2 de fevereiro é comemorado com alegria a cada ano por vários séculos. Isto é, até dezembro de 2006, quando o problema foi resolvido para sempre. Vejam que engenhoso.


Graças ao brilho de Giacomo Bonzani, um designer e arquiteto, instalaram nas encostas de uma montanha acima de Viganella um espelho gigante que reflete a luz solar na praça da cidade. Um lugar que não via os raios do sol durante o inverno desde o início dos tempos, de repente se via banhado em sua gloriosa luz e calor.

O espelho, que tem 40 metros quadrados de tamanho, 8 metros de largura por 5 metros de altura e está localizada cerca de 870 metros acima da aldeia, é efetivamente controlado por um software de computador que rastreia o sol e inclina-se e transforma os painéis espelhados para que os raios sempre reflitam para a mesma posição. 

Ele tornou-se realmente uma atração turística desde a sua instalação há mais de 5 anos.

De acordo com Bonzani, ninguém acreditava na sua ideia e achavam que era loucura:

- "Mas eu estava certo. Eu tenho fé na física", diz ele.

O atual projeto do espelho foi feito por Emilio Barlocco, um engenheiro e de acordo com o prefeito do vilarejo, Pierfranco Midali, não foi fácil conseguir o espelho pronto:

- "Tivemos que procurar o material adequado, aprender sobre a tecnologia e, especialmente, buscar o dinheiro", conta. O custo do projeto todo foi de aproximadamente 230 mil reais.

É muito bacana quando a tecnologia é utilizada de tal forma inovadora para tornar a vida das pessoas melhor. Mas só espero que alguém não decida ligar o dispositivo em um raio de sol de morte e frite toda a população...


O seguinte vídeo tem legendas em Inglês, mas penso que não constituirá problema para entendê-lo em sua totalidade.






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails