8 de jun de 2013

Os 13 instrumentos musicais mais estranhos do mundo

Fazer um catálogo extensivo dos instrumentos musicais mais estranhos seria um trabalho que precisaria sua própria enciclopédia para ser apresentado. O teórico da realidade virtual, Jaron Lanier, tem uma coleção de mais de 10 mil deles somente da Ásia. No entanto, os que apresentamos a seguir não só são sonoramente particulares, senão que destacam também no aspecto visual, criando uma harmonia ou equilíbrio entre impacto visual e sonoro. 

1. Contrabaixo Balalaika 

Desenvolvido na Rússia no século XVII, este instrumento triangular pode ser tocado com os dedos ou palhetas de couro. Capaz de diferentes tonalidades segundo seu tamanho, o balalaika pode ser encontrado em versões prima, secunda, alto, baixo e contrabaixo, o maior de todos.  


2. O American Fotoplayer 

Combinação de piano e órgão de fole, o Fotoplayer consistia em uma elaborada maquinaria que incluía tambores e instrumentos de percussão, podia recriar efeitos de som, como o canto de um pássaro ou o disparo de uma arma de fogo, motivo pelo qual é considerado o avô dos sintetizadores modernos. Foi produzido entre 1912 e 1925; apesar de que foram fabricados entre 8 e 12 mil unidades, só 50 chegaram até nossos dias e só 12 estão em condições de uso.  

3. Órgão do Auditório Boardwalk 



Em seu momento foi o maior instrumento desenhado e construído. A companhia Midmer-Losh, fabricantes de órgãos precisou de três anos só para terminá-lo, e consiste em um sistema de sete teclados, 1.235 tabuladores, 35 percussões melódicas e 46 não melódicas, 18 trêmulos, 120 pedais de seleção e seis pedais.
   

4. Stylophone 

Este mini sintetizador utilizava um stylus analógico para ser executado. Inventado em 1967, mais de três milhões de unidades foram vendidas até 1975.  


5. Violão Pikasso 

O violão Pikasso tem múltiplos braços, 42 cordas e dois bocais. Foi criado por Pat Metheny e Linda Manzer em 1984 e sua construção tomou dois anos.  

6. O theremin 

O theremin foi um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos. Foi inventado pelo russo Leon Theremin em 1928, e além de seu som, o mais curioso é que o executante não tem nenhum contato físico com ele.

 

7. Cimbalom 

O cimbalom foi muito popular na Hungria e outros países da Europa Central e inclusive Grécia. Os ciganos desses países seguem executando-o como parte de sua herança cultural. Como dado curioso, este instrumento pode ser escutado nas trilhas sonoras de filmes como "Senhor dos Anéis", "O curioso caso de Benjamin Button" ou "Star Trek III".



8. Harmônica de vidro 

Este instrumento foi inventado pelo político americano Benjamin Franklin em 1762, um ano após ver Richard Pockrichan interpretando um instrumento feito de cristal em Londres.  

9. Crwth 

De procedência galesa, o crwth ou crowd foi tocado em Gales ao menos desde o século 11; só existem quatro daqueles séculos, mas os músicos modernos costumam fazer cópias.  

10. O grande órgão de "estalacpipas", cavernas de Luray, Parque Nacional de Shenandoah, Virginia, EUA 

Outro dos curiosos nomes deste instrumento é "litófono", que une as raízes gregas para pedra e som, e foi desenhado por um programador do Pentágono, Leland W. Sprinkle, o que explica sua elaborada arquitetura elétrica. No entanto, as qualidades musicais destas cavernas eram conhecidas desde 1878.  

11. Ondes Martenot, ou ondium Martenot, ou ondes musicais 

Este instrumento musical foi inventado em 1928 por Maurice Martenot; as notas são produzidas graças a variações na freqüência oscilatória dos tubos de vácuo. Foi fabricado até 1988. Músicos como Frank Zappa, Arthur Honegger e Pierre Boulez ocuparam o Ondes Martenot em diferentes discos, além de filmes como "Ghostbusters", "Lawrence da Arábia" e "Amélie".  

12. Harpa judia ou gewgaw (berimbau de boca no Brasil) 



Deve ser presa entre os dentes ou os lábios e pulsa-se com os dedos. O gewgaw originalmente veio da Ásia e é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Em países como Vietnã ou Camboja é fabricado também de bambu, além de alumínio.
  

13. Piano desenhado para gente que não pode se levantar da cama 

Qualquer explicação pouco poderia acrescentar à imagem. Foi fabricado na Inglaterra em 1935.








. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails