20 de jul. de 2013

Empresário excêntrico constrói aqua-muro para cercar sua casa

  • Sensacional, acho que só pecou porque colocou peixe demais e não decorou o aquário.

Mehmet Ali Gökçeoğlu, um empresário de sucesso e engenheiro topográfico da Turquia, construiu o muro mais incrível do mundo para sua luxuosa casa de praia em Cesme, Izmir. Oito anos atrás, ele substituiu a cerca de metal na frente de sua propriedade com um aquário de 50 metros de comprimento repleto de centenas de peixes e polvos. Eu sei, você acha que estou mentindo. Felizmente, tenho fotos e vídeos para provar isso seu cético.

Localizado a poucos metros de distância da costa do Mar Egeu, a propriedade de Mehmet Ali Gökçeoğlu tornou-se uma das atrações turísticas mais populares em Cesme, atraindo milhares de visitantes todos os dias, de acordo com seu proprietário.

A moradia em si já é bastante impressionante, mas não é o que atrai tantas pessoas para este lugar. Eles vêm para ver o aqua-muro. Há oito anos, o empresário turco teve esta idéia excêntrica para substituir o muro da frente de sua casa com um aquário gigante cheio de várias criaturas marinhas do Mar Egeu.


A construção da estrutura transparente era realmente a parte mais fácil do projeto. A parte mais difícil foi ligar o aqua-muro com o mar Egeu através de uma tubulação enterrada de 400 metros, para que a água possa ser renovada continuamente mantendo o aquário com aspecto limpo e seus habitantes felizes.

Gökçeoğlu contratou uma equipe de mergulhadores particulares para executar a tarefa, e acabou pagando aproximadamente 40 mil liras turcas (uns 43 mil reais) para realizar seu sonho. O empresário diz que apenas ver as pessoas fazendo fila do lado de fora de sua casa para olhar a sua criação já faz tudo valer a pena.

Pargos, robalos, tainhas, enguias e polvos são apenas algumas das espécies marinhas encontradas no aqua-muro de Mehmet Ali Gökçeoğlu. De acordo com vários relatos, há agora quase 1.000 peixes vivendo ali. Mesmo que já tenham transcorridos oito anos desde que foi revelado pela primeira vez, o aquário único ainda atrai multidões de turistas a cada verão.

Para se certificar de que ninguém chegue perto o suficiente para prejudicar a sua vedação frágil ou roubar algum peixe, o proprietário criou uma rede de vigilância de 17 câmeras com sistema de reconhecimento facial. Os visitantes podem olhar, tirar fotos e gravar vídeos, mas chegar muito perto, provavelmente vai desencadear algum tipo de alarme.
















. . .

Um comentário:

LS disse...

se fosse aki no brasil, teria até gente pescando.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails