13 de jan. de 2014

Fadiouth, a ilha feita de conchas

  • Fico impressionado com locais assim, parece até criação de algum filme. Sensacional a simplicidade desse lugar.



Na extremidade do Petite Côte, um trecho da costa do Senegal, encontra-se uma sonolenta aldeia de pescadores chamada Joal-Fadiouth. Joal está no continente, enquanto Fadiouth, ligada por uma ponte de madeira de 400 metros através do estreito, fica em uma ilha construída inteiramente com conchas marinhas.

Por mais de um século seus habitantes foram colhendo moluscos, pegando a carne e usando as conchas vazias para fazer a sua pequena ilha. As conchas acumuladas ao longo de muitos anos são usadas em conjunto com raízes de manguezais, juncos e baobás gigantes para a construção das mais diferentes e belas taperas. As conchas vazias podem ser encontradas em todos os lugares, nas ruas e fachadas de edifícios e em bijuterias vendidas por vendedores ambulantes .

Fadiouth é conhecida  principalmente por seu cemitério, que também é feito de conchas. Os moradores da ilha são na sua maioria cristã, mas eles também têm uma população islâmica significativa, e a comunidade muito unida tem imenso orgulho de viver em uma atmosfera de tolerância religiosa.














. . .

Um comentário:

Unknown disse...

A cidade onde eu nasci e vivo atualmente(Viamão, RS), existe uma igreja que data de 1741 que foi empregado conchas em grande parte de sua construção.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails