14 de jul de 2014

Engenheiros desenvolvem nanomaterial que consegue suportar forças equivalentes a 160 mil vezes o seu peso

  • Como serão as construções do futuro com os incríveis materiais que estão em fase de pesquisa?

Engenheiros do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) tiveram uma inspiração na arquitetura para criar um novo material, que combina alta rigidez com leveza, utilizando uma estrutura de repetição geométrica, a qual é arejado e extremamente forte.

O novo design do material foi desenvolvido em colaboração com o Laboratório Nacional Lawrence Livermore, e usa microlattices em nanoescala para combinar grande rigidez e resistência com densidade ultra baixa. Essencialmente, são usados os mesmos princípios de estrutura encontrados em grandes arquiteturas como a Torre Eiffel. A pesquisa feita foi publicada na revista Sciencemag.

Normalmente, retirar matéria de uma microestrutura pode diminui sua rigidez e força. Entretanto, os pesquisadores, matematicamente, determinaram a distribuição e direção das cargas em uma estrutura geométrica, de modo que eles podem cortar o material em lugares onde nenhuma característica será perdida.

De fato, o novo material, uma vez projetado, foi materializado usando um processo de impressão em 3D de alta precisão chamado projeção microestereolitográfica.


Nos testes, suas propriedades surpreenderam os pesquisadores: "Nós descobrimos que, para um material tão leve e esparso como aerogel, vemos uma rigidez mecânica que é comparável à de uma borracha sólida, e 400 vezes mais forte do que algum objeto de densidade similar. Essas amostras podem facilmente suportar uma carga de mais de 160 mil vezes o seu próprio peso".

Os pesquisadores sugerem que esse material poderia ser útil em aplicações espaciais, onde o baixo peso é crucial, mas é preciso de força e rigidez ao mesmo tempo.

É claro que poderia ser usado em outros lugares também. Os investigadores sugerem que ele pode ser usado para fazer as pilhas portáteis mais leves, por exemplo, ou qualquer outra estrutura que precisa oferecer elevada resistência aliada à pouca densidade. Independentemente de onde ele será utilizado, é um feito impressionante de design de material.

Fonte







. . .

2 comentários:

Voutrin Pirata disse...

Gosto muito de receber os feeds desse blog.. poderia indicar mais alguns parecido??

Bertolucci disse...

Voutrin Pirata

Nos moldes do meu não conheço.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails