1 de mai. de 2015

Inaugurada uma ciclovia de 40 km coberta de painéis solares na Coreia do Sul

A ciclovia liga as cidades de Sejong e Daejeon na Coréia do Sul. Tem uma distância de quase 40 quilômetros e está perfeitamente integrada em uma auto-estrada. 

Toda essa extensão foi coberta por painéis solares, para um aproveitamento energético que termina de fechar este círculo de sustentabilidade.

E não só isso, a parte mais óbvia dessa cobertura é que protegerá os ciclistas das condições climatológicas mais desfavoráveis. Não é de estranhar, do mesmo modo, sua integração em uma rodovia: uma verdadeira proposição para que muitos comecem a pedalar ao trabalho.

Ademais, para deixar qualquer amante do ciclismo babando de inveja, este trecho é o primeiro do mastodôntico projeto de construir uma ciclovia de 350 quilômetros ao redor da cidade de Sejong, todos e cada um, cobertos por painéis solares.

Este é um enorme passo para incentivar formas de transporte não poluentes em um país que não adotou o ciclismo tanto quanto deveria, visto que 7 de 10 coreanos possui uma bicicleta, mas apenas a metade utiliza a magrela apenas uma vez por mês. A maioria considera o ciclismo como lazer, o que já é algo favorável.





Comparado com a Holanda, onde cerca de 43% da população usa bicicletas como forma primária de transporte ou no Japão onde o percentual é de 25%, na Coreia este índice não supera os 3%.

Já está mais que na hora do Brasil pensar em iniciativas como está, pois seria melhor para o transito, saúde e bem estar.






Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails