24 de jun de 2015

Paralisia do sono: causas, sintomas e tratamento

A paralisia do sono é a incapacidade de se mover ou falar imediatamente após o acordar. Apesar de ser um momento assustador a sensação de paralisia não é causado por seres sobrenaturais.
  • Causas

Durante o sono de movimento rápido dos olhos (REM) o cérebro tem sonhos vívidos, enquanto os músculos do corpo estão essencialmente desligados. Durante o sono, os músculos são incapazes de se mover para que a pessoa não seja capaz de se mover em resposta aos sonhos. A paralisia do sono acontece quando uma pessoa acorda antes do sono REM ter terminado. A pessoa fica consciente, mas a capacidade do corpo mover-se ainda não está ativada.

Várias coisas podem causar os episódios de paralisia do sono. Por exemplo: privação do sono, alguns medicamentos e alguns distúrbios do sono, como a apneia do sono. Além disso, a paralisia do sono é comummente vista em pacientes com narcolepsia.

De acordo com um estudo realizado em 2011 pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, 7,6 por cento da população em geral tem problemas com a paralisia do sono. Pessoas com transtornos mentais, como ansiedade e depressão são mais propensas a experimentar a paralisia do sono. De acordo com o estudo, 31,9 por cento das pessoas com transtornos mentais têm episódios.

  • Sintomas

Aqueles que sofrem de paralisia do sono são muitas vezes incapazes de mover os seus corpos ou falar imediatamente após acordarem. Isto pode durar um a dois minutos. De igual forma, as pessoas que experimentam paralisia do sono também podem sentir um peso no peito ou uma sensação de asfixia.

No passado, acreditava-se que demônios causavam a paralisia do sono, prendendo as pessoas ou sentando no seu peito. Este facto deveu-se muitas vezes a alucinações, que são um sintoma comum durante a paralisia do sono, uma vez que o cérebro ainda está em um estado de sonho. Pessoas relataram ter visto fantasmas, demônios e outras estranhas aparições, durante a paralisia.


  • Prevenção e tratamento

Para a maioria das pessoas, não há tratamento para a paralisia do sono. A chave é a prevenção e o tratamento de todas as causas subjacentes. Depois de um episódio de paralisia do sono, pode não ser necessário obter ajuda médica imediatamente. Se você tiver raros episódios de paralisia do sono, mas não foi visto por um especialista do sono, tenha a certeza de que a sua higiene do sono é sólida.

Por exemplo, a paralisia do sono pode ser um sinal de que você está a ser privado de sono. As pessoas que experimentam paralisia do sono devem certificar-se de dormir o suficiente numa base regular, evitar álcool, nicotina e drogas durante toda a noite, e três horas antes de deitar. Também devem limitar a cafeína antes duas horas e manter dispositivos eletrônicos fora do quarto.

Se estas coisas não ajudam, e você está a ter episódios cada vez mais freqüentes, consulte um especialista do sono para ver se há qualquer desordem médica subjacente que possa estar causando a paralisia do sono. A paralisia do sono não é perigosa, embora quem experimente paralisia extrema do sono possa precisar de medicação antidepressiva.

Durante o ataque, é importante manter a calma e perceber que ele vai passar em breve. Não há muito que você possa fazer durante um ataque além de dizer a si mesmo: "Isto é apenas temporário. Vai passar muito em breve e eu vou ser capaz de me mover rapidamente". Ainda assim, os ataques podem ser bastante assustadores, especialmente se você nunca os teve antes."





. . .

Um comentário:

Joana disse...

Tenho 22 anos e a primeira vez que me deu um ataque destes eu tinha 14 anos assim que consegui mexer me desatei a chorar a minha irmã que estava ao lado não acreditava que eu já tinha acordado e estava presa no meu próprio corpo até que lhe contei tudo o que eu estava a ouvir mesmo estando de olhos fechados aparentemente a dormir ! Hoje em dia da me 2 ataques destes por ano, mantenho a calma e fico a espera que passe,ao longo do tempo descobri que a única coisa que é possível de controlar é a respiração ,por isso quando estou acompanhada e me dá um ataque destes acelero a respiração como se estivesse com falta de ar normalmente o meu namorado já sabe o que está a acontecer e abana me até que o meu corpo finalmente acorde ! Sei a sensação horrível que é e não recomendo a ninguém por mais que já seja normal é sempre agonizante estar acordada e presa dentro do próprio corpo .
Ps:não acredito em que seja nada sobrenatural,de maneira alguma !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails