30 de ago de 2015

Basta um sismo de magnitude 7 para inundar grande parte da costa do Mediterrâneo

  • Um sismo considerado moderado pode ser o suficiente para desencadear um tsunami devastador para as regiões costeiras do Mediterrâneo, onde residem atualmente cerca de 130 milhões de pessoas



O alerta partiu de um grupo de cientistas italianos, que concluiu que um tsunami resultante de um sismo de magnitude 7 na escala de Richter, com epicentro na Sicília ou Creta, bastaria para afetar Itália, Grécia e Líbia.

Uma simulação de computador descobriu que as regiões até cinco metros acima do nível do mar ficariam inundadas e 3,5 quilômetros quadrados da ilha de Creta ficariam completamente submersos.
Em média, o Mediterrâneo é palco de um tsunami de grandes dimensões uma vez por século. Em 1908, milhares de pessoas morreram na sequência de um sismo de magnitude 7 na escala de Richter, que atingiu Messina, em Itália, e desencadeou ondas que chegaram aos 10 metros de altura.

"Quisemos descobrir como as áreas costeiras seriam afetadas por tsunamis numa região que não só é a mais ativa no Mediterrâneo em termos de atividade sísmica e movimentos tectônicos, mas que também viveu numerosos tsunamis no passado", explica Achilleas Samaras, da Universidade de Bolonha, que liderou o estudo publicado no Ocean Science.


Fonte




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails