9 de abr. de 2011

Nestinarstvo – o festival búlgaro da dança do fogo

  • Um ritual estranho e misterioso


O Nestinarstvo é um misterioso festival no qual as pessoas dançam sobre cinzas flamejantes sem queimar os pés.
Acredita-se que ele é um festival pagão que sobreviveu à inquisição e à perseguição comunista e ainda é praticado por algumas vilas búlgaras e gregas nas montanhas Strandzha.

O ritual começa no pôr do sol, quando o chefe nestinar (dançarino do fogo) chega na praça da vila e começa a espalhar o carvão incandescente. Então todas as luzes da vila são apagadas e as pessoas se reúnem em volta do círculo de carvão, acompanhada de instrumentos de percussão e de gaitas de fole. Então os nestinari (dançarinos) dançam dentro do círculo, carregando ícones religiosos até apagarem as cinzas com os pés.


Toda a vila participa da celebração, mas apenas nestinari profissionais pisam no fogo. Antigamente, apenas mulheres dançavam sobre as cinzas, mas hoje os homens também podem participar. Os misteriosos dançarinos do fogo são muito pálidos e fecham os olhos enquanto dançam sobre as cinzas, fazendo as pessoas acreditarem que eles entram em um transe e têm premonições.

O mais incrível é que médicos já examinaram os pés dos nestinari e não encontraram nenhum sinal de queimaduras ou de machucados – a pele continua macia. Testemunhas do ritual já disseram ver dançarinos que tropeçaram, caíram nas chamas e levantaram como se nada houvesse acontecido.


Aparentemente, nem todos podem ser um nestinari. As pessoas nascem dessa forma e são identificadas na vila. Elas precisam ter o coração puro, não desejar mal a ninguém. Isso já os tornaria resistentes ao fogo, mas muita preparação mental também é necessária.





. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails