1 de jul de 2011

Lugares Incríveis - Ilha de Okinawa

  • Um paraíso perdido no Japão

Com praias estonteantes, clima quente, frutas tropicais e povo local hospitaleiro e simpático, Okinawa lembra muito o Brasil. Quem já foi, com certeza se encantou com seu cenário paradisiáco. E quem não foi, deveria realmente visitar.
Também é chamada como Oquinaua. E em uchinaguchi (dialeto local) é chamado de Uchinā. Sem dúvidas nenhuma, Okinawa é um Paraíso perdido no Japão!


  • Localização de Okinawa

A província de Okinawa é constituído por mais de 160 ilhas dispostas em forma de cadeia, que basicamente podem ainda ser divididos em três arquipélagos principais, os Arquipélagos de Miyako, Yaeyama e Okinawa, totalizando uma área de 2266 quilômetros quadrados. Banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar da China Oriental, a Província possui uma população de aproximadamente 1.222.500 habitantes e uma densidade demográfica de 500 habitantes por quilometro quadrado.


Sua cadeia de ilhas possuem 1000 quilômetros de comprimento, que se estende de sudoeste, de Kyushu até Taiwan, ainda que as ilhas mais a norte façam parte da província de Kagoshima. A capital de Okinawa, Naha (1500 quilômetros de Tóquio), está localizada na parte meridional da maior e mais povoada ilha do arquipélago: Okinawa Honto. As disputadas ilhas Senkaku são, em teoria, administradas como parte da província.

Okinawa, é praticamente um outro país dentro do Japão. E isso é verdade pois Okinawa fazia parte de um reino independente, o reino Ryukyu. Por isso Okinawa desenvolveu uma cultura própria e até uma lingua própria (uchinaguchi), e parte de sua história é diferenciada do resto do Japão. É comum encontrar japoneses que mesmo hoje, não consideram Okinawa como sendo parte do Japão.



  • História de Okinawa

Devido à sua posição estratégica – entre a Indonésia, Polinésia, China, Coréia e Japão – se tornou um entreposto comercial. Relatos antigos apontam comerciantes e representantes Okinawanos nas cortes imperiais da China e do Japão. Historicamente, Okinawa recebeu mais influências culturais da China do que do Japão.

Antes dividida em feudos, foi unificada por Sho Hashi, que tornou-se rei designando o castelo de Shuri como centro administrativo.
Invadida pelo clã feudal de Satsuma (atual Kyushu) no séc. XVI, perdeu a independência e o porte de armas foi proibido entre seus cidadãos. Diz-se que o Karatê, como arte marcial, nasceu nesta época.
Depois da Segunda Guerra Mundial e da Batalha de Okinawa em 1945, Okinawa permaneceu sob a administração dos Estados Unidos por 27 anos. Durante esse período, os Estados Unidos estabeleceram lá várias bases militares. Em 15 de maio de 1972, Okinawa foi devolvido ao Japão. No entanto, os Estados Unidos ainda mantém uma grande presença militar no arquipélago.

Próximo aos Trópicos, tem clima temperado onde cultiva-se cana de açúcar, banana, abacaxi, batata doce, etc. O Trópico de Câncer corta o arquipélago de Okinawa, por isso é uma região de clima subtropical, onde as temperaturas alcançam uma miníma de 10ºC e máximas que podem atingir os 40ºC.


  • Turismo em Okinawa

Com belas praias, águas cristalinas, ótimo para mergulho, resorts magnifícos, maratonas, recifes de coral, e o clima quente durante maior parte do ano, Okinawa possui uma beleza única que atrai muitos visitantes durante o ano todo. Se você vier para o Japão, não deixe de visitar este lugar. Possui mais de 2.800 Hotéis com ótima infraestrutura e para todos os bolsos.
Suas praias são muito procuradas pelos japoneses de outras regiões e turistas por todo o mundo, devido a beleza, o clima e os diversos resorts existentes.


  • Okinawa Churaumi Aquarium

É em Okinawa que está o segundo Maior Aquário do Mundo, o Okinawa Churaumi Aquarium, localizado em Motobu. Esse aquário perde apenas para Dubai Aquarium, em Dubai e é parada obrigatória para quem está de visita à Okinawa. Visite o site do Aquário.
As maiores atrações do aquário são as Arraias-Manta e os Tubarões-Baleia.

Veja fotos do Okinawa Churaumi Aquarium



. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails