18 de dez. de 2011

A conquista da invisibilidade com a nanotecnologia

  • A ciência avançando por um caminho que vai ser muito destrutivo

A invisibilidade é um dos desejos mais constantes não só na história secreta das fantasias coletivas, senão talvez também na história pessoal: quem, sendo menino, não quis alguma vez ser invisível sem importar com quais propósitos?

E talvez isto possa acontecer agora graças a ciência, em particular a pesquisa física e a nanotecnología. Utilizando nanotubos de carvão, Ali Aliev, pesquisador da Universidade do Texas, conseguiu tornar invisível uma superfície sólida, como se repentinamente sobre esta caísse uma dessas míticas capas mágicas de Harry Potter.

- "Realmente podemos ocultar objetos. Podemos mudar por um momento e fazê-lo desaparecer", declarou Aliev, acrescentando que esta "camada de invisibilidade" funciona a partir do fenômeno conhecido como "efeito de espelhismo", o mesmo que acontece em lugares de altas temperaturas, como os desertos, onde o calor gera os famosos espelhismos.


No entanto, com tudo o que esta tecnologia possa ter de surpreendente, é um pouco triste saber que o primeiro uso planejado quando por fim seja aperfeiçoado e possa ocultar objetos de maior tamanho, será cobrir tanques de guerra com este material para que resultem invisíveis para mísseis termo-guiados.

Uma pena que tudo que a ciência cria pensa logo em ser utilizado como arma.





. . . .

Um comentário:

pão 100 ovo disse...

Eu queria inventar a maquina do tempo, para dar um "ROLE" digamos, dois ou tres dias na frente, para saber o resultado da "MEGA-SENA", de preferência, acumulada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails